Utilizando uma resolução diferente para um programa especifico.

Recentemente mostramos como adicionar uma resolução ao seu monitor (veja o post aqui), e ao testar algumas resoluções acabamos encontrando um pequeno “erro” ao iniciar o programa do WordPress que utilizamos para fazer as publicações aqui do blog.

Em algumas resoluções era impossível utilizar o programa, e para nossa frustração, algumas das resoluções que o programa não funcionava corretamente, era as mesmas que ficava melhor com todo o resto do sistema. Como não conseguimos achar uma solução para que o WordPress funcionasse nas resoluções que desejávamos, resolvemos achar uma solução para o nosso problema.

Lembramos que o xrandr é utilizado para setar resoluções disponíveis para nosso monitor, então resolvemos usa-lo para testar e vermos se ele serviria para o nosso propósito. Com o conhecimento que adquirimos utilizando o Manjaro e em leituras da Wiki tanto do próprio Manjaro quanto do Archlinux, conseguimos utilizar o nosso sistema da maneira mais próxima que nos queríamos.

Verifique abaixo o método usado para que possamos utilizar resoluções diferentes nos programas enquanto o utilizamos. Lembrando que o método funcionara da seguinte forma.

Exemplo:
Seu sistema está com a resolução 1360×800 e o programa funciona melhor na resolução 1280×800, os passos abaixo irá mostrar como fazer a resolução mudar para 1280×800 quando você iniciar o programa e retornar para 1360×800 quando você fechar o mesmo. Instale o programa abaixo antes de fazer o procedimento.

Instalação.

Torne-se um apoiador e ajude manter os projetos do blog.

Modo gráfico: procure e instale os pacotes arandr.
Terminal: use os comandos abaixo conforme o gerenciador de programas utilizado.

Pamac

pamac install arandr

Pacman

sudo pacman -S arandr

Queremos deixar bem claro que essa é apenas uma informação que possivelmente pode ser útil para alguém, se você acha que esse método não é o correto e conhece algum método melhor, por favor, nos envie um e mail ou deixe um comentário que iremos verificar.

Primeiramente utilize o comando abaixo no terminal para verificar quais resoluções estão disponíveis para ser utilizadas.

Screenshot_20170425_115834
xrandr

Agora vamos editar o atalho do programa no menu de aplicativos.
Clique com o botão direito do mouse em cima do menu e escolha Editar aplicativos.

Screenshot_20170425_115936

Procure pelo programa na aba que abrir, no nosso caso o WordPress. Iremos utilizar as resoluções citadas no exemplo acima e por elas estarem disponíveis para nosso monitor.

Screenshot_20170425_120011

Altere o comando que inicia o programa de

/usr/share/wpcom/wpcom

para

xrandr -s 1280x800_60.00 && /usr/share/wpcom/wpcom && xrandr -s 1360x800_60.00
Screenshot_20170425_125910

Clique em salvar e fecha a aba.

Pronto, agora toda vez que você abrir o programa ele irá alterar a resolução configurada e o programa irá funcionar corretamente em seu sistema. Se você utiliza o Manjaro Deepin e não consegue alterar a resolução do seu monitor, siga o tutorial desse link antes de fazer esse procedimento.



Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Nos acompanhe:

2 Comentários

  • n daria certo simplesmente espercificar ao kwin para iniciar o programa na resolução? é bem mais simples.

    Curtir

    • Olá Hudsonkem
      Nós não encontramos nada sobre esse assunto quando tivemos o problema, se você tem algum material sobre isso, ficaremos felizes em adicionar ao nosso post. (com os devidos créditos ao autor)
      Apenas mostramos um método que encontramos e acreditamos que possa ser usada em qualquer interface.
      Agradecemos o comentário, e agradamos sua informação sobre o assunto.

      Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.