Montar a pasta do Google Drive no KDE.

Já mostramos aqui como utilizar o Google Drive em outras interfaces com esse procedimento, hoje vamos mostrar como fazer o mesmo no KDE. Como a Google não fez uma versão oficial para isso no Linux, a comunidade disponibiliza ao menos uma forma para não ficarmos dependentes de usar o serviço apenas pelo navegador.
Se você precisa de uma aplicação com mais opções recomendo o Insync, ele é pago, mas com certeza irá satisfazer suas necessidades. Veja como instalar o Insync aqui.
Agora vamos ao procedimento para utilizar o Goggle Drive no KDE.
Instalação.
Torne-se um apoiador e ajude manter os projetos do blog.
Modo gráfico: procure o kio-gdrive no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.

Após digitar a sua senha de usuário e confirmar a instalação do pacote, você poderá acompanhar tudo o que está sendo feito no processo de instalação, clicando na seta ao lado do botão Aplicar.
Terminal: utilize um dos comandos abaixo conforme o seu gerenciador de pacotes preferido.
Pamac
pamac install kio-gdrive
Pacman
sudo pacman -S kio-gdrive
Para garantir, verifique se o pacote kaccounts-provider está instalado no seu sistema.
Configuração.
Abra o Dolphin, clique em Rede e depois em Goggle Drive.

Agora clique em Nova Conta.

Faça login, de permissão para o aplicativo e aguarde a finalização.

Terminado todo o processo, é só entrar a pasta para que ela mostre seus arquivos, lembrando que pode demorar alguns segundos até que seja mostrado o conteúdo.
Para ficar mais fácil o acesso, crie um “atalho” da pasta na coluna lateral do Dolphin. Clique com o botão direito do mouse em cima da pasta (a que contém seu e-mail), e selecione a opção Adicionar aos Locais.

Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.
Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.
Nos acompanhe:
Essa dica é muito boa e trouxe uma solução que eu buscava a anos.
Esta integração permite visualização dos arquivos, edição e sincronização.
Quanto a documentação que estiver no formato padrão da suíte office do Google, dá para visualizar/editar/sincronizar sem problemas também.
A integração ainda não permite escolher a pasta destino da sincronização e quais pastas/arquivos o usuário deseja sincronizar.
No entanto, já achei ótimo por ser nativo do KDE, por funcionar bem, por ser de fácil configuração, por permitir visualizar/editar/sincronizar sem problema nenhum, o que, na minha opinião, é o grande avanço, e por ser de graça (toma Isync!).
Eu tive um problema com esta dica no início, pois tão logo ocorria a sincronização e passados alguns minutos, eu perdia o acesso da pasta do Google no gerenciador de arquivos.
O Dolphin me mostrava a seguinte mensagem: ‘unknown error’.
E até o KDE pedia que eu reconfigurasse o acesso da conta em ‘Online Accounts’.
A solução foi reativar o KDE Wallet e tudo funcionou normalmente.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá, Tonisley.
Tem o FreeFileSync, achamos ele uma forma bem melhor de gerenciar o Google Drive, além de você manter os arquivos no desktop ao estar sem acesso com a internet.
Saudações.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu também vi esta dica por aqui, mas ao contrário do Kio, o FreeFile não permite a sincronização dos documentos no formato padrão da suíte office do Google (e para mim isso é essencial).
De fato, sem internet o Kio não disponibiliza o Drive.
O acesso é somente remoto e uma rede ativa é fundamental. Eu não havia percebido isso.
A ‘solução’, no momento, em caso de queda da rede, é utilizar o modo offline do Drive via Chrome.
No entanto, esta função só é permitida para os arquivos de documento em formato padrão da suíte office do Google.
De qualquer modo, e pensando bem, talvez eu devesse usar o FreeFile para os demais arquivos e o Kio para os documentos do office do Google.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ele faz sincronização? Ou apenas dá acesso aos arquivos??
CurtirCurtir
Olá, boa noite!
Qual seria a razão do assunto aqui exposto não funcionar no Manjaro/Gnome 17 sendo que ele já vem com “Contas Online” nativamente?
CurtirCurtir
So um adendo q a KDE esta pra adicionar um sistema interno oficial pra sincronizar as pastas do Google Drive.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá Vegan.
O kio-gdrive é bem esse mesmo, ele é um pacote oficial de KDE.
CurtirCurtir