Controlador de Montagem de Telescópio AstroEQ

Recentemente ao checar os pacotes que foram enviados para a AUR, eu encontrei um que pode ser interessante para algumas pessoas. Eu instalei o programa é ele aparentemente está funcionando, como não tenho o equipamento para verificar seu funcionamento.

Instalação.

Modo gráfico: procure e instale o pacote astroequploader.
Terminal: utilize o comando abaixo.

trizen -S astroequploader

Abaixo tem algumas informações e links sobre o produto.

Sobre o projeto AstroEQ

O AstroEQ foi escrito e desenhado por Thomas Carpenter. A assistência com o EQMOD e o Skywatcher Protocol foi fornecida por Chris no grupo EQMOD do Yahoo.

O AstroEQ foi projetado principalmente como uma alternativa para a atualização do SynScan para os telescópios Skywatcher, de modo que eu pudesse converter minha montagem não GoTo em um GoTo completo. Sendo um estudante de EE na época, decidi construir meu próprio controlador em vez de comprar um comercial.

O principal objetivo do projeto era atuar como um gateway para conectar o excelente software EQMOD (e consequentemente os planetários ASCOM) a uma montagem Equatorial motorizada que anteriormente não possuía a funcionalidade Goto.

O design resultante permite praticamente qualquer montagem de telescópio equatorial que possui motores de passo bipolares instalados nos eixos RA e DEC para serem conectados a um PC e controlados via EQMOD.

O código AstroEQ contém um decodificador de protocolo customizado desenvolvido que usa o mesmo protocolo Skywatcher para comunicação que muitos dos SkyWarers usam para uso, e o mesmo protocolo em que o EQMOD foi desenvolvido. Isso permite que ele seja conectado ao EQMOD sem qualquer modificação no software, independentemente do tipo de montagem.

Versões

As versões atuais de software e hardware são as seguintes:

  • Versão do utilitário de configuração: 3.9.0
  • Software Verison: 8.12
  • Versão de hardware: 4.6 / 4.7 – veja nota abaixo

O utilitário de configuração AstroEQ e o firmware pré-compilado podem ser baixados do site da AstroEQ em: https://astroeq.co.uk/download

O utilitário de configuração foi projetado para ser executado nativamente no Windows ou no Debian (por exemplo, Raspian/Ubuntu). Você só precisa executar este utilitário ao programar a montagem.

Eu recomendo que as pessoas usem o design V4.6 para controladores DIY. Os PCBs em branco que eu vendo através do site AstroEQ permanecerão na versão V4.6.

O novo design de hardware da V4.7 é uma funcionalidade equivalente ao design da V4.6, mas usa uma mistura de componentes PTH e SMD para torná-lo compatível com a montagem da máquina. Eu vou ter futuros lotes de controladores AstroEQ montados profissionalmente.

Fazendo seu próprio AstroEQ

Ajuda e suporte

Software Requerido

Créditos.

TCWORLD

 

 

Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Facebook

Twitter

Google+

Canal no Telegram

Aplicativo móvel do blog

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.