As novidades no Pamac Dev

Como muitos já devem ter percebido que eu utilizo e gosto muito da versão KDE do Manjaro, e com isso eu utilizo o Octopi como gerenciador de pacotes. Já tem um bom tempo que venho acompanhando o trabalho da equipe do Manjaro em cima de melhorias no Pamac e de sua versão em QT.

A nova versão do pamac-dev vem com a possibilidade de editar os PKGBUILDs dos pacotes da AUR, com essa novidade você não precisará mais de instalar ou ter um helper (trizen, yay, etc) para a AUR instalado no sistema (lembre-se que ele ainda está em desenvolvimento).

Screenshot_20181009_164746

Outra novidade é que o Pamac agora tem seus próprios comandos para o gerenciamento dos pacotes pelo terminal. Foi por esse motivo que vocês devem ter visto uma discussão enorme e várias postagens com o titulo parecido com “Manjaro planeja se livrar do pacman”, coisa que não é bem verdade até onde eu sei.

Para utilizar essas funções, você terá que utilizar o pacote pamac-dev por enquanto, pois a versão “normal” ainda não as contém. Para isso é só seguir os passos abaixo.

Screenshot_20181009_165213

 

Instalação.

Modo gráfico: procure e instale o pacote pamac-dev.
Terminal: utilize um dos comandos abaixo.

sudo pacman -S pamac-dev

Após a instalação você já pode utilizar os comandos exibidos na imagem para ir se acostumando, pois em breve ele será o gerenciador padrão do Manjaro. Os comandos do Pacman ainda funcionarão normalmente.

Não se preocupem com os comandos, a próxima postagem do blog será exatamente sobre eles e suas funções.

Observação.

Infelizmente ainda não está disponível este pacote para o Manjaro 32 bits.

 

 

 

 

 

Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Facebook

Twitter

Google+

Canal no Telegram

Aplicativo móvel do blog

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.