Manjaro encerra suporte ao Qt4 em seus repositórios

Se você leu nossa tradução, ou acompanha as noticias das atualizações do Manjaro pelo fórum oficial, já está sabendo que o Manjaro removeu (está removendo) todos os pacotes relacionados com o qt4, claro que alguns serão construídos com qt5 e continuarão nos repositórios oficiais, mas alguns serão/foi movidos para a AUR.

Nós já guardamos o método de construção para 5 pacotes que alguns programas precisam até serem atualizados para o qt5, estaremos verificando a necessidade desses pacotes e posteriormente poderemos adiciona-los em nosso repositório.

Para saber se algum dos programas que você utiliza foi movido para a AUR, abra seu gerenciador de pacotes e confira na aba de pacotes instalados.

Octopi

Em Visualizar, selecione a opção Instalado.

Screenshot_20190519_021251

Ainda em Visualizar, em Repositório, selecione a opção AUR.

Screenshot_20190519_021434

Você verá todos os pacotes que foram instalados pela AUR, ou que perderam suporte oficial da equipe do Manjaro.

Screenshot_20190519_021612

Pamac

Ao abrir o Pamac, clique em Instalado e depois em Externo, será mostrado todos os pacotes que foram instalados pela AUR, ou que perderam suporte oficial da equipe do Manjaro.

Screenshot_20190519_022240

Aproveite para verificar se você não tem muitos pacotes órfãos, muitos são instalados por serem dependências de construção de pacotes da AUR, não sendo mais necessários após o programa/pacote já estar no sistema.

Como mencionamos acima, estaremos verificando os pacotes que são dependências para alguns programas e posteriormente podendo ser possível adicionarmos aos nossos repositórios. Queríamos adicionar todos os pacotes que nos pedem aos nossos repositórios, mas devido ao tempo que se é gasto na manutenção e nas limitações que temos na forma que são distribuídos os pacotes, nos faz ter que selecionar alguns e “rejeitar” outros.

 

 

 

 

 

Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Facebook

Twitter

Canal no Telegram

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.