Gerenciador para Flatpak e Snap

Recentemente em seu twitter, o Manjaro informou sobre uma nova ferramenta para o gerenciamento de Flatpak e Snap. Esse programa é o fpakman, com ele você poderá instalar/desinstalar qualquer programa que estejam disponíveis nesses métodos de empacotamento. Note que este programa será apenas para o gerenciamento de Flatpaks e Snaps até o momento, mas não espere que o Manjaro tenha um único gerenciador para todos os métodos de empacotamentos, já que os usuários “veteranos” estão satisfeitos com o método tradicional utilizado na distribuição.

Muitos acreditam que irá mais atrapalhar que beneficiar ao colocar tudo no mesmo gerenciador, e se olhar o Discover, veja a confusão que fica, você encontra até 3 versões do mesmo programa (claro, um de cada método de empacotamento), isso se torna confuso para o usuário, além dele achar muito desorganizado.

No momento, ao clicar pela primeira vez, ele será minimizado para a área de notificação (sem abrir a interface). Esse comportamento pode confundir muitos usuários, levando ao pensamento que ocorreu algum erro com o programa.

Screenshot_20190730_224100

Isso já está sendo trabalhado, e em breve o programa terá o comportamento “padrão” dos demais programas. Para encontrar um programa, basta pesquisar o nome ou algo relacionado ao programa desejado.

Screenshot_20190731_040713

Ao encontrar o o programa, clique com o botão direito do mouse para instalar o mesmo.

Screenshot_20190731_024923

Ao instalar o programa, você pode acompanhar o processo marcando a caixa para mostrar os detalhes (Show details).

Screenshot_20190731_025018

Um detalhe importante nessa versão inicial, o programa não é iniciado junto com o sistema, sendo necessário você adicionar manualmente nas configurações de inicialização.

O nome do programa foi alterado para bauh, as funções continuam as mesmas.

Instalação.

Modo gráfico: procure e instale os pacotes bauh.
Terminal: use os comandos abaixo conforme o gerenciador de programas utilizado.

Pacman

sudo pacman -S bauh

Pamac

pamac install bauh

Agora você já poderá utilizar o programa.

Ao ser notificado sobre uma atualização, clique no ícone na área de notificação para abrir o programa. Após aberto, ele mostrará os programas/pacotes que contém atualizações disponíveis, para atualizar, basta clicar no ícone de atualização ao lado ao de “sincronização”.

Screenshot_20190730_224011

Na imagem acima estamos atualizando dois pacotes Flatpaks, para ignorar uma atualização, é só clicar na bolinha verde para desmarcar a mesma. Uma informação que gostamos bastante, é que além de ser informado o provedor do pacote (Flatpak ou Snap) através de ícone, após instalado você pode obter mais informações, histórico, desinstalar e fazer downgrade facilmente.

Lembrando que o programa pode mudar os métodos citados acima, já que o mesmo está em seu processo inicial de implementação.

Para esclarecer, o Manjaro já tem suporte nativo aos Flatpaks já faz tempo, ele ainda não tinha para os Snaps. E isso foi mudado na última atualização, nela foi feito a implementação aos Snaps, esse programa só é uma forma de gerenciar graficamente os programas Flatpaks e Snaps, não é ele que está implementando o suporte para esses métodos de empacotamentos.



Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Nos acompanhe:

um comentário

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.