Tela preta e problemas de login com placas ATI/AMD legacy

Em nosso hardware legacy encontramos alguns problemas ao iniciar o sistema e na tela de login, os erros estavam relacionados com nossa placa gráfica ATI Radeon HD 4650. Não recordamos corretamente quando começamos ter problemas na tela de login do 64 bits, mas da interface gráfica (DE) não subir no 32 bits, foi após a atualização do dia 20 de setembro.
Inicialmente não era possível fazer login, simplesmente não era reconhecido o teclado na tela de login, isso ocorreu no XFCE e no KDE. Posteriormente ficamos presos em uma tela preta apenas com o cursor, no 64 bits ainda conseguíamos entrar com startx, já no 32 bits isso não era possível.
Devido isso, ficamos construindo os pacotes dos repositórios 32 bits através do tty2, como notificamos em nosso Twitter.
Após pesquisar sobre o assunto por um tempo e não conseguir encontrar uma outra solução, instalamos o pacote catalyst-video que está nos repositórios do Manjaro. O pacote corrigiu os erros mencionados anteriormente, mas ele utiliza a versão 1.17 do Xorg.
Então se você possuir uma placa gráfica ATI/AMD legacy e estiver enfrentando problemas semelhantes, faça um teste e verifique se o pacote resolve o seu problema. Em breve estaremos disponibilizando mais tempo para pesquisar esse problema, e se possível, tentaremos criar um pacote com uma versão mais atualizada do Xorg.
Para ser mais fácil restaurar a configuração anterior se não sair como esperado em seu sistema, anote todos os pacotes que serão removidos durante a instalação do catalyst-video. Em nosso sistema os pacotes removidos foram:
xf86-input-elographics
xf86-input-evdev
xf86-input-keyboard
xf86-input-libinput
xf86-input-mouse
xf86-input
Instalação.
Torne-se um apoiador e ajude manter os projetos do blog.
Modo gráfico: procure e instale os pacotes catalyst-video.
Terminal: use os comandos abaixo conforme o gerenciador de programas utilizado.
Pacman
sudo pacman -S catalyst-video
Pamac
pamac install catalyst-video
Talvez você precise fazer mais algumas alterações para que tudo funcione, você também pode querer ajustar algumas coisas para melhorar a performance. Mas lembre-se que você deve saber o que está fazendo, ou você poderá ficar preso em uma tela preta ao iniciar o sistema, ou o sistema pode não iniciar.
Leia a Wiki do Arch ou do Manjaro para melhores informações, se você prefere utilizar o terminal para tudo, verifique nosso artigo de como pesquisar na wiki do Arch Linux através do terminal, clicando aqui. Se você passou pela mesma situação e resolveu com algo diferente, nos informe e compartilhe para ajudar mais pessoas, não guarde o seu aprendizado com você mesmo, muitas pessoas podem estar precisando da informação que você tem.
Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.
Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.
Nos acompanhe: