Reduzir o impacto de eventos OOM em sistemas com pouca memória RAM

Existem alguns métodos para ajudar quem possui hardwares com mais de 10 anos de fabricação, e alguns com apenas 2gb de memória RAM, se o usuário não souber administrar a utilização desses 2gb de RAM, o sistema acabará travando/congelando. O sistema já faz o trabalho de matar os processos com base na sua condição, mas você pode utilizar a flag vm.oom_kill_allocating_task=1, a flag elimina a tarefa se ela acionar o gerente OOM. O Linux atribui uma pontuação OOM a cada tarefa, descrevendo a tendência a ser eliminada pelo gerente OOM.

A pontuação atual pode ser vista com o comando abaixo, substitua pid pelo PID do processo.

/proc/pid/oom_score

O assassino de tarefas do OOM pode ser chamado com um comando SysRq: Alt+SysRq+F. Se você utiliza nosso pacote swap-performance, basta descomentar (remover o carácter #) a linha que contém o comando mencionado no 2° parágrafo.

sudo nano /etc/sysctl.d/99-swap-performance.conf

As informações mencionadas aqui, foram retiradas do fórum oficial do Manjaro, você pode verificar o tópico e as informações aqui. Como informado no fórum, você pode utilizar a zRAM para também ajudar nessa tarefa de melhorar um pouco o desempenho.



Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Nos acompanhe: