Teste de novos mirrors para nossos repositórios

Nós aqui do blog sempre pensamos em como melhorar um pouco mais esse simples “serviço” que resolvemos disponibilizar, algum tempo atrás conseguimos fazer o que já estávamos tentando por alguns meses, mas devido ao hardware que utilizávamos não aguentar fazer alguns procedimentos, nós tivemos que adiar. Recentemente acabamos encontramos um serviço que poderíamos utilizar, e além disso, ele não força o hardware como os demais métodos que testamos anteriormente.

Para aqueles que ainda não sabem, o nosso repositório é hospedado no Gitlab, e por mais que ele faz um bom trabalho para manter os servidores sempre online, pode acontecer algo que faça o sistema cair. Pensando nisso, começamos procurar por mais um local que fosse gratuito para gerar um mirror, e encontramos o SourceForge para fazer esse procedimento.

Lista de alguns mirrors disponíveis.

CidadePaís
CuritibaBrasil
Passo FundoBrasil
Las VegasEstados Unidos
ChicagoEstados Unidos
MontrealCanadá
PárisFrança
CologneAlemanha
KeniaKenia
NomiJapão
TaipeiTaiwan
LondresReino Unido

As regiões citadas acima são alguns dos mirrors disponíveis no momento, elas podem ser alteradas com o passar do tempo, e algumas podem ser removidas e outras adicionadas. No momento temos um total de 19 mirros para que o usuário escolha o melhor para a sua região.

Uma outra novidade é na unificação da maioria dos repositórios, assim evitando que os usuários fiquem sem utilizar alguns de nossos pacotes por não instalarem o pacote que era necessário para a utilização de determinado repositório. Nesse teste teremos apenas 3 repositórios que serão adicionados por padrão, são eles:

  • manjariando: o repositório que conterá os programas disponibilizados pelo blog.
  • manjariando-deps: o repositório destinado para as dependências dos programas disponibilizados pelo blog.
  • manjariando-testing: o repositório destinado para programas que ainda não foi testado por nós ou por alguém que temos contato.

No momento os mirrors do SourceForge ainda estão em testes, então decidimos disponibilizar essa opção em um pacote separado para aqueles que queiram testar e ajudar no feedback sobre o seu funcionamento. Para que você possa utilizar os novos mirrors, sincronize a base de dados e instale o pacote abaixo.

Instalação.

Torne-se um apoiador e ajude manter os projetos do blog.

Modo gráfico: procure e instale os pacotes manjariando-mirrorlist.
Terminal: use os comandos abaixo conforme o gerenciador de programas utilizado.

Pamac

pamac install manjariando-mirrorlist

Pacman

sudo pacman -S manjariando-mirrorlist

Agora ao instalar um pacote dos nossos repositórios, ele poderá ser baixado de locais diferentes, se por acaso um dos servidores saírem do ar, ainda teremos os demais, evitando que o usuário fique sem poder instalar os programas desejados.

Configuração.

No momento ainda não teremos a classificação dos melhores mirros de forma automática, igual é feito no Manjaro através pacman-mirrors, mas já estamos trabalhando nessa adição. Por enquanto você terá que alterar manualmente o mirror que seja melhor para você, para fazer isso, abra o arquivo mencionado abaixo e deixe em primeiro o melhor mirror para você.

sudo nano /etc/pacman.d/manjariando-mirrorlist

Se os feedbacks forem positivos assim como nossos testes, adicionaremos esse método como o padrão para os nossos repositórios. Esperamos que os usuários nos informe sobre sua utilização e experiência com os novos mirrors e sobre a unificação dos repositórios, só assim saberemos se estamos no caminho certo.

Esperamos que essa adição facilite e ajude você que confia e utiliza os nossos repositórios, estamos sempre buscando as melhorias que estão ao nosso alcance. Se alguém conhecer algum local gratuito que possamos adicionar como um novo mirror, entre em contato conosco para que verifiquemos essa possibilidade.



Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Nos acompanhe:

um comentário

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.