Utilize seu Android como uma webcam

No intuito de gravar videos para os tutoriais do blog, acabamos encontrando a possibilidade de utilizar o smartphone para que ele seja utilizado como webcam, não que teremos tutoriais com a nossa imagem, mas demostraremos como você pode utilizar para outros fins. Não sei se por falta de conhecimento meu, ou por falta de leitura sobre o programa, ele só disponibilizou a imagem, necessitando outra fonte para capturar o áudio.

Para facilitar na instalação e utilização, estaremos disponibilizando o pacote do programa que funcionara independente do kernel que você estiver utilizando ou venha utilizar no futuro. Ao instalar um novo kernel, o modulo necessário para que o programa funcione será gerado automaticamente para esse novo kernel. Ao trocar/atualizar o kernel, é necessário desinstalar e instalar novamente o pacote (por enquanto).

O método abaixo só funciona se você já possuir o nosso repositório adicionado ao seu sistema, veja como adicionar através desse artigo aqui.


Instalação.

Torne-se um apoiador e ajude manter os projetos do blog.

Repositório do blog

Modo gráfico: procure e instale o pacote droidcam, escolha o pacote referente ao seu kernel atual.

Terminal: use os comandos abaixo conforme o gerenciador de programas utilizado

Pamac

pamac install droidcam

Pacman

sudo pacman -S droidcam

Ao instalar utilizando o comando do Pacman, será necessário instalar o pacote que fornece o módulo para o kernel, necessário para o programa funcionar corretamente.


Lembrando que é necessário ter o programa instalado em seu smartphone, instale através da Google Play.

Para que o programa funcione corretamente, é necessário a instalação de um módulo (droidcam-driver) para o kernel atual (assim como é para wifi, impressoras, etc), e portanto você deverá instalar o pacote do driver referente ao seu kernel, exemplos:

  • linux56-droidcam: droidcam-driver para o kernel 5.6
  • linux55-droidcam: droidcam-driver para o kernel 5.5
  • linux54-droidcam: droidcam-driver para o kernel 5.4
  • linux419-droidcam: droidcam-driver para o kernel 4.19

Esses pacotes serão oferecidos durante a instalação do pacote droidcam ao utilizar o Pamac, escolha o pacote refente ao seu kernel.

Atenção.

Se você possuir mais de um kernel instalado em seu sistema, ao utilizar o Pamac para instalar o Droidcam, será instalado os pacotes necessários para o Droidcam funcionar em todos os kernels presentes em seu sistema, mesmo que você escolha apenas o modulo para o kernel utilizado no momento da instalação. No exemplo abaixo seria se você possuir todos os kernels disponíveis no Manjaro.

Após a instalação é possível remover os módulos que você não achar necessário, mas lembre-se, você está alterando o comportamento padrão do sistema, e quando você alternar para o kernel que você removeu o módulo, o programa não irá funcionar, e o erro foi provocado por você, e não pelo pacote do nosso repositório ou pelo sistema, tenha isso em mente.



Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Nos acompanhe:

4 Comentários

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.