Unificação dos repositórios do blog em fevereiro

Apesar de não termos obtidos muitos feedback, em fevereiro nós estaremos mudando o repositório unificado para o padrão. Como mencionamos no artigo sobre o pacote para os usuários testarem ele, essa alteração fará que os usuários não fiquem sem utilizar os pacotes disponibilizados por nós, já que é dividido em vários repositórios.

Não será necessário fazer nada por parte do usuário, nossos pacotes automatizados irão fazer todo o procedimento. Lembrando que além da unificação, essa mudança traz 19 mirrors para que o usuário utilize o melhor para ele.

Infelizmente nós ainda não implantamos a seleção automática dos melhores mirrors, sendo necessário o usuário alterar manualmente qual se adéqua melhor para ele. Já estamos estudando como implementar essa função, mas ainda estamos pressos em algumas configurações desse procedimento.

Esperamos que essa mudança traga benefícios para os usuários, e qualquer problema ou sugestão, basta entrar em contato conosco. Veja abaixo como ficará nossa estrutura em relação aos repositórios, que agora serão somente 3 ao invés dos 8 que tínhamos antes.

Repositório principal.

O repositório principal terá os pacotes dos programas que contenham interface gráfica, e alguns sem interface gráfica, veja alguns sem interface gráfica que estarão nesse repositório.

dnscripty

bootsplash

warsaw

swap-performance

Acredito que você já deve ter entendido sobre os pacotes que estarão nesse repositório.

Repositório para dependências.

Como o nome já informa, esse repositório será para as dependência dos pacotes dos demais repositórios, além das dependências, você pode encontrar alguns programas que poderiam estar no principal, mas são programas que não são mais mantidos/atualizados por seus desenvolvedores, mas que servem como dependência para algum outro.

Repositório de testes.

Também como o nome sugere, esse repositório será para colocar pacotes/programas que não temos como testar o seu funcionamento, ou que não encontramos ninguém que fizesse o teste para nós. Esse é um repositório que sempre foi meio esquecido, pois os usuários podem até utilizar os pacotes deles, mas infelizmente não nos informa sobre isso.

Adicionando os repositórios.

Para adicionar os nossos repositórios, você só precisará fazer o mesmo de antes, baixa o pacote mencionado nesse artigo aqui, instalar e utilizar. Ao instalar o pacote, será adicionando os 3 repositórios ao seu sistema, sem necessidade de instalar demais pacotes.

Atualizando os pacotes que adicionam os repositórios.

Como mencionado no artigo de testes da unificação dos repositórios, se você utilizar o repositório office, developer, themes e o repositório de games, todos eles serão removidos durante o processo de atualização do pacote repo-manjariando.

Como informado acima, você ainda terá o suporte por parte do blog nos pacotes que estarem nos repositórios até essa mudança. Os pacotes serão movidos automaticamente para o repositório que ele fará parte.

E quem já está no repositório unificado?

Se você é um dos usuários que já utilizam o repositório unificado, não precisa se preocupar, na data da mudança, estaremos fazendo com que o pacote manjariando-mirrorslist-dev seja substituído pelo pacote manjariando-mirrorslist automaticamente, sem o usuário precisar se preocupar com essa alteração.

Backup dos repositórios.

Para garantir em caso de problemas, e para que os usuários possam ter um local para instalar uma versão mais antiga de um pacote/programa, estaremos mantendo em nosso gitlab um backup dos pacotes. Estamos estudando como adicionar o downgrade dos pacotes dos nossos repositórios através do terminal, já sabemos como fazer, mas iremos aguardar mais um tempo para obter mais segurança com o novo local dos nossos repositórios.

Mirrors automáticos.

Estamos com um pouco problema em entender como implantar essa funcionalidade em nosso repositório, nossa maior dificuldade é em relação das páginas necessárias, por exemplo essa aqui de status dos mirrors. Então se você tiver conhecimento com páginas no github/gitlab e quiser nos ajudar com isso, entre em contato conosco para colocarmos mais esse serviço em nossos repositórios.



Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Nos acompanhe:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.