Assinador Digital Shodô

Continuando nossa contribuição para que os usuários possam utilizar o Manjaro, independente da sua necessidade, hoje compartilhamos o instalador Shodô funcionando perfeitamente. Queremos agradecer o usuário Márcio André por testar e por nos ajudar na pesquisa durante o processo de criação do pacote. Demoramos para um pouco para descobrir como o programa funcionaria no Manjaro por tentar seguir alguns tutoriais disponiveis na internet, mas no fim, não foi necessário configurações após a instalação.
Como mencionado acima, não é necessário fazer qualquer configuração após a instalação, e se você encontrar qualquer problema, nos informe. Para aqueles que não utilizam o nosso repositório, enviamos o pacote para a AUR, então você poderá instalar por lá também.
Para utilizar o pacote/programa do nosso repositório, você deve adicionar nosso repositório ao seu sistema, veja como fazer através desse artigo aqui.
Instalação.
Torne-se um apoiador e ajude manter os projetos do blog.
Repositório do blog
Modo gráfico: procure o shodo no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.
Após digitar a sua senha de usuário e confirmar a instalação do pacote, você poderá acompanhar tudo o que está sendo feito no processo de instalação, clicando na seta ao lado do botão Aplicar.
Terminal: utilize um dos comandos abaixo conforme o seu gerenciador de pacotes preferido.
Pamac
pamac install shodo
Pacman
sudo pacman -S shodo
AUR
Modo gráfico: procure o shodo no Pamac, marque a compilação e clique em aplicar.
Após digitar a sua senha de usuário e confirmar a instalação do pacote, você poderá acompanhar tudo o que está sendo feito no processo de instalação, clicando na seta ao lado do botão Aplicar.
Terminal: utilize um dos comandos abaixo conforme o seu gerenciador de pacotes preferido.
Pamac
pamac build shodo
Trizen
trizen -S shodo
Se o comando trizen não funcionar, veja esse tutorial.
Configuração
Ao iniciar o programa pela primeira vez será apresentado uma pequena tela com algumas informações, e ao clicar em OK o Firefox será aberto.

Quando o navegador abrir, clique em Avançado.

Na próxima opção você deve clicar em Aceitar o risco e continuar.

Agora você será direcionado para a página de Bem Vindo.

Veja na imagem abaixo o Shodõ sendo reconhecido, como não estavamos com o PJe instalado, ele não está sinalizado.

Para acessar as configurações do Shodõ, utilize o botão direito no icone do tray, você pode acessar as configurações, ver o status e acessar a ajuda por lá.
Necessário antes de iniciar o programa.
Os programas necessitam do Java 8, verifique se o Java 8 está como padrão para que os programas funcionem corretamente, utilize os comandos abaixo para verificação.
sudo archlinux-java status
Você precisa que retorne a informação abaixo.
java-8-openjdk (default)
Se o Java padrão não for a 8, utilize o comando abaixo para setar a versão correta.
sudo archlinux-java set java-8-openjdk
Agora os programas irão funcionar corretamente.
Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.
Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.
Nos acompanhe:
Pingback: ePass2003 no repositório de testes – Manjariando
Pingback: Suporte para a comunidade de Juristas no Linux – Manjariando