Firewall OpenSnitch

O Linux é conhecido por ser muito seguro, porém não é invulnerável, e utilizar um firewall para ajudar em manter o seu sistema mais seguro e recomendado. Você tem algumas opções de firewall, ao pesquisar aqui no blog você terá algumas informações.

O OpenSnitch é um firewall a nível de aplicativo, portanto ele notificará o usuário sobre qualquer nova conexão ou aquelas que o usuário ainda não adicionou em uma regra (permitir ou bloquear). Se o usuário estiver utilizando algum tipo de criptografia de DNS por exemplo, se o mesmo não pesquisar sobre a conexão informada e bloquear por achar estranha/desconhecida, poderá estar bloqueando a conexão de algum programa/processo que o mesmo utilize.

Para utilizar o pacote/programa do nosso repositório, você deve adicionar nosso repositório ao seu sistema, veja como fazer através desse artigo aqui.

Instalação.

Torne-se um apoiador e ajude manter os projetos do blog.

Repositório do blog

Modo gráfico: procure e instale os pacotes opensnitch-dev.
Terminal: use os comandos abaixo conforme o gerenciador de programas utilizado.

Pamac

pamac install opensnitch-dev

Pacman

sudo pacman -S opensnitch-dev

.

AUR

Modo gráfico: procure e instale os pacotes opensnitch-git.
Terminal: use os comandos abaixo conforme o gerenciador de programas utilizado.

Pamac

pamac build opensnitch-git

Pacman

trizen -S opensnitch-git

O OpenSnitch ainda está em desenvolvimento e existem algumas deficiências, na interface gráfica não se pode ser feito qualquer alteração, você precisa fazer as alterações por linha de comando (terminal), no caso de você já ter permitido ou bloqueado permanente um programa/processo. Isso acaba dificultando para usuários iniciantes, mas por estar em desenvolvimento e ainda não ter sido lançado nenhuma versão estável, é até compreensível alguns desses “problemas”.

Se você está iniciando no mundo Linux e ainda conhece poucas coisas no momento, não recomendamos que você o utilize ainda, como ele está em fase de desenvolvimento, pode acabar te frustrando e assim você poderá se afastar do mundo Linux.



Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Nos acompanhe: