Atualizando manualmente os pacotes do repositório do blog

Hoje vamos mostrar como você pode atualizar os pacotes do repositório do blog manualmente (os presentes na AUR), assim você não fica com um programa/pacote desatualizado se tivermos algum problema (como estamos no momento) e demorar na atualização pelo nosso repositório. Lembrando que dependendo da atualização, algumas dependências podem ser alteradas, pode ser adicionada novas dependências e removidas outras utilizadas antes.

Estaremos utilizando o Google Chrome como exemplo, mas os passos são “os mesmos” para os demais pacotes da AUR.

Já no site da AUR, pesquise pelo nome do pacote (google-chrome no caso).

Clique no nome do pacote, ao abrir a próxima página, clique no link que está na frente de “Git Clone URL“, ao clicar o link será copiado para a área de transferência, abra o terminal, digite git clone, de um espaço, agira cole a URL que está na área de transferência no terminal, no caso do google-cbrome ficará assim.

git clone https://aur.archlinux.org/google-chrome.git

De enter e aguarde ser clonado os arquivos, ao acabar, entre na pasta do pacote que você acabou de clonar.

cd google-chrome

Agora utilize updpkgsums e o comando abaixo para construir/compilar o pacote e já instalar o mesmo (não utilize sudo).

makepkg -si

Agora que o pacote já foi construído e instalado, você já pode apagar a pasta do pacote (google-chrome).

Nota

Existe alguns programas/pacotes que são atualizados junto com suas dependências, nesses casos, você terá que atualizar/instalar as dependências na ordem correta (fazendo o processo acima para cada dependência), para só depois atualizar esse programa/pacote, o Natron é um exemplo disso. Outro ponto é que, alguns pacotes do nosso repositório não está com o mesmo nome que os pacotes da AUR, sendo assim, ao fazer o passo citado acima, será removido o pacote do repositório e instalado o da AUR.



Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Nos acompanhe:

um comentário

  • Erik Coelho

    Excelente e dessa maneira também é possível instalar programas, há computadores com chipset Nvidia e CPU AMD que o Pamac não funciona direito no modo gráfico e a pesquisa no terminal por programas pode pouco intuitivo para o usuário iniciante.

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.