Compare as versões dos ramos estável, teste e instável

Se você não sabe ainda, o Manjaro possui 3 ramos (branchs) para utilização, o recomendado para os “iniciantes” é o ramo estável, já que o conhecimento desses usuários são menores em relação ao gerenciamento do sistema. O ramo instável utiliza as mesmas versões que o Arch estável, sendo uma boa escolha para quem depende de muitos pacotes provenientes da AUR, e que já tenho um conhecimento sobre como administrar o Manjaro da forma correta. O ramo instável já se auto apresenta no próprio nome.

E para que você possa comparar a diferença de versões entre esses 3 ramos, foi criada (em Setembro) a página Repo Compare para que os usuários façam essa comparação. Apesar da url referenciar o Manjaro 32 bits, essa página é para os pacotes do Manjaro 64 bits.

Ao acessar ela mostrará os pacotes do repositório core (núcleo) para comparação, como o próprio nome diz, nesse repositório estará os pacotes que fazem parte do núcleo do sistema. Você utilizará esses pacotes independente da DE que você escolheu, claro que todos eles não são instalados por padrão, você utilizará somente os necessários com base no seu hardware.

No lado superior esquerdo você poderá alternar entre os demais repositórios, que são 4 no total.

  • Core – contém os pacotes que fazem parte do núcleo do sistema.
  • Extra – contém pacotes extras que integra o sistema.
  • Community – contém pacotes mantidos por usuários confiáveis da comunidade.
  • Multilib – contém softwares e bibliotecas 32 bits para utilização e construção de programas 32 bits em um sistema 64 bits.

Uma página como essa ajuda você conferir em qual ramo (branch) a versão do pacote está, economizando tempo na pesquisa dessas versões. A caixa de pesquisa só buscará os pacotes do repositório selecionado, então não esqueça de alterar para o ramo correto antes de pesquisar.



Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Nos acompanhe:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.