Classificando automaticamente os melhores espelhos do nosso repositório

A cada dia que se passa, estamos sempre tentando trazer uma maior facilidade para os usuários utilizarem o Manjaro, depois de conseguimos trazer 22 espelhos para nosso repositório, estávamos buscando melhorar ainda mais essa adição, já que, ficar testando manualmente qual seria o melhor espelho, não seria muito produtivo. Tentando mudar isso, estudamos o funcionamento do pacman-mirrors para verificar uma possível implementação em nosso repositório, conseguimos até fazer funcionar parcialmente na versão 4.16 do pacman-mirrors, mas tivemos que utilizar uma versão mais antiga, a versão 3.2.1, encontramos algumas dificuldades para juntar/entender os 3 processos necessários para a versão 4.16 funcionar.

A versão que utilizaremos faz o necessário, com diferenças nos comandos de terminal, mas como sempre fazemos aqui no blog, o usuário não precisará utilizar comandos de terminal, otimizamos e tudo será feito de forma automática, mas o usuário poderá utilizar os comandos se desejar. Para complementar, adicionamos um atalho no menu de aplicativos que apresentará uma interface para o usuário escolher os espelhos que desejar, se achar que no momento é necessário ajustar algo (explicaremos mais adiante).

O pacote manjariando-mirrors será instalado automaticamente ao você atualizar o pacote que adiciona o repositório do blog, o processo dessa atualização vai demorar um minuto há mais, para que seja feita a primeira classificação dos espelhos. Desta vez resolvemos não deixar para testes, já que a maioria só informa se encontrar problemas, se funcionar, “ninguém” dá um feedback sobre o funcionamento dos pacotes. Mas pode ficar tranquilo, em nossos testes o manjariando-mirrors está funcionando perfeitamente, mas se você encontrar algum problema, entre em contato conosco.

Pamac

Pacman

Automação

Como citado anteriormente, nós automatizamos a classificação dos espelhos para ser feita diariamente a cada 3 horas, assim o usuário não precisará se preocupar com isso, e a classificação não afetará o desempenho do seu sistema, além de levar apenas 1 minuto, o consumo é mínimo.

Interface

Como falamos acima, você não precisa fazer praticamente nada após instalar o pacote, tudo está automatizado, mas para melhorar um pouco mais, você pode clicar no atalho do programa no menu de aplicativos, que terá uma forma gráfica para escolher os espelhos que desejar, mas essa escolha só fica em vigor até a próxima seleção automática, nesse horário a classificação automática irá sobrescrever suas escolhas.

A interface não é 100% gráfica, ao clicar no ícone do programa, será aberto o terminal e você deve digitar a sua senha.

Agora será mostrado o teste dos espelhos que o repositório tem.

Ao terminar os testes, a interface gráfica irá aparecer para você escolher os espelhos.

Escolha os que desejar e clique em OK.

Confirme as alterações na próxima tela.

A interface e o terminal irão se fechar e suas escolhas serão salvas, lembre-se que elas só permanecerão até a próxima seleção automática. A coluna Sync se refere ao tempo da última atualização no espelho, quanto menor o tempo, mais sincronizado/atualizado o espelho está. Os erros que podem aparecer durante o teste dos espelhos, é um pequeno bug, eles não significam que o espelho está offline ou com algum problema,na maioria das vezes, pode ser só uma má comunicação no momento em que a seleção dos espelhos foi feita.

Comandos

  • -h, –help mostre esta mensagem de ajuda e saia
  • -g, –generate Gerar lista de espelhos
  • -m, –method {rank,random} Método de geração
  • -b, –branch {stable} Nome do Ramo (só temos o stable)
  • -c, –country PAÍS Lista de países separados por vírgula, a partir do qual os espelhos serão usados
  • –geoip Obtenha o país atual usando geolocalização. Ignorado se ‘-c/–country‘ for fornecido
  • -d, –mirror_dir CAMINHO Caminho da lista de espelhos
  • -o, –output ARQUIVO Arquivo de saída
  • -t, –timeout SEGUNDOS Tempo máximo de espera para resposta do servidor
  • –no-update Não gere mirrorlist se ‘NoUpdate = True‘ está ativado no arquivo de configuração
  • -i, –interactive Gerar lista de espelhamento personalizada
  • -v, –version Imprimir a versão do programa
  • -q, –quiet Modo silencioso – saída menos detalhada

Tradução

No momento os brasileiros terão que utilizar no idioma padrão do programa, mas em breve estaremos verificando como fazer a tradução de forma adequada, já os outros idiomas dependerá de usuários que utilizarem nosso repositório e ajudar com isso.

Próximo passo

Apesar de estarmos em pausa aqui no blog, o repositório está bem ativo (apesar de cada dia ficar mais difícil manter tudo com nosso equipamento), e a próxima adição nas funções do repositório será a possibilidade de downgrade (ao menos desejamos implementar). Essa vai ser um pouco mais trabalhosa de adicionar, devido ao tempo, e a quantidade de banda necessária para subir os pacotes do repositório e os arquivos necessários para o downgrade, fora que o arquivamento para o downgrade pode consumir bem mais que o repositório.


Esperamos que essa adição melhore a sua experiência com o Manjaro, e que ele se torne mais simples do que ele já é.



Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Nos acompanhe:

2 Comentários

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.