Xampp no repositório do blog

Durante esses anos que o repositório do blog existe, sempre nos pediram para adicionar o Xampp, mas havia um problema na hora da extração no processo de criação do pacote. Recentemente ao fazermos uma nova tentativa, o pacote foi construído com sucesso, e estaremos disponibilizando o pacote em nosso repositório para testes. Devido ao histórico do programa, pode acontecer de que, no futuro o pacote possa ficar desatualizado devido aos problemas na sua construção, então fique ciente sobre isso.

O pacote que será disponibilizado em nosso repositório, é o mesmo presente na AUR, ele só tem pequenos ajustes referentes as informações/ícones que aparecem nas Lojas de aplicativos (Discover, Gnome Software e Pamac). Se você encontrar algum problema ao utilizar o programa, nos informe com o maior número de detalhes possíveis, assim será mais “fácil” encontrarmos uma solução.

Para utilizar o pacote/programa do nosso repositório, você deve adicionar nosso repositório ao seu sistema, veja como fazer através desse artigo aqui.

Instalação.

Torne-se um apoiador e ajude manter os projetos do blog.

Repositório do blog

Modo gráfico: procure o xampp no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.

Xampp do repositório do blog.

Será informado as dependências opcionais do pacote, marque se você achar necessário, clique em Escolher para prosseguir. Se você não marcar a caixa de seleção, a dependência opcional não será instalada.

Dependências opcionais para o Xampp.

Após digitar a sua senha de usuário e confirmar a instalação do pacote, você poderá acompanhar tudo o que está sendo feito no processo de instalação, clicando na seta ao lado do botão Aplicar.

Terminal: use os comandos abaixo conforme o gerenciador de programas utilizado.

Pamac

pamac install xampp

Pacman

sudo pacman -S xampp

Após a instalação do pacote é necessário iniciar o Xampp, você pode fazer isso pela interface gráfica, na aba Manage Servers., clicando em Start All.

Feito todos os passos acima, você só precisa acessar o endereço abaixo para utilizar o Xampp.

http://localhost
Acessando o Xampp no navegador.

Ao remover ou atualizar o programa, é feito um backup na pasta /opt/xampp-backups.

Como mencionado anteriormente, o pacotes estão em fase de testes, e será necessário que os usuários notifiquem se o mesmo estiver com algum problema/erro, e também notificar se ele está funcionando corretamente. Apesar dos usuários nos procurar “somente” quando estão com problemas, os pacotes do repositório de testes requerem de informação sobre o seu funcionamento.



Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Nos acompanhe:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.