Configurando o programa DroidCam

No final de 2019 nós adicionamos ao nosso repositório o pacote droidcam-dkms, mas logo os usuários informaram que o mesmo não estava funcionando mais, e ao testar foi comprovado isso. Recentemente nos deparamos com com o artigo do blog Linux Dicas e Suporte, onde era demostrado como instalar o programa manualmente, nós fizemos o teste e funcionou perfeitamente, então começamos estudar como trazer essa instalação de forma mais simples aos usuários. Infelizmente não conseguimos fazer o pacote droidcam-dkms funcionar novamente, e trocamos pelo pacote droidcam, que está funcionando corretamente.
Para que o programa funcione corretamente, é necessário a instalação de um módulo (droidcam-driver) para o kernel atual (assim como é para wifi, impressoras, etc), e portanto você deverá instalar o pacote do driver referente ao seu kernel, exemplos:
- linux56-droidcam: droidcam-driver para o kernel 5.6
- linux55-droidcam: droidcam-driver para o kernel 5.5
- linux54-droidcam: droidcam-driver para o kernel 5.4
- linux419-droidcam: droidcam-driver para o kernel 4.19
Esses pacotes serão oferecidos durante a instalação do pacote droidcam ao utilizar o Pamac, escolha o pacote refente ao seu kernel.
Após você instalar o pacote droidcam e droidcam-driver para o seu kernel, o programa já estará funcionando, para que você utilize o Smartphone como webcam, instale no programa pela Play Store. Abra o aplicativo no seu Smartphone e o programa no Manjaro, siga os passos para o método que você for utilizar.
Conectar através da rede Wifi
Anote o IP fornecido no aplicativo do seu Smartphone e adicione no campo do programa no Manjaro.
Clique em Connect e você já estará transmitindo a imagem do seu Smartphone para o seu desktop, para visualizar a imagem no desktop, siga os passos de configuração no desktop mais abaixo. Lembrando que não é obrigatório possuir uma placa de rede wifi no seu desktop/notebook, a transmissão também é feita pelo wifi do seu roteador/modem para o seu smartphone.
Conectar através do USB
Antes de qualquer coisa, você deve ativar a depuração USB no seu Smartphone, abra o aplicativo no Smartphone e no Desktop, no desktop você altera para o modo USB e clica em Connect. Se você nunca utilizou nada via adb no seu Smartphone, você deve aceitar a conexão no seu Smartphone (vai aparecer uma caixa de dialogo).

Configuração Desktop
Para você utilizar a imagem nos programas, se for no Skype ou Hangouts, o nome deve aparecer como Droidcam, mas em outros programas a imagem é transmitida através do dispositivo /dev/video0.

Em alguns casos o nome pode mudar, normalmente é só o numero zero do final, podendo ser /dev/video1. ou /dev/video2, mas pode aparecer como loopback. No VLC e no Utilitário de teste V4L2, o segundo programa só funcionou aqui ao desativar na sua configuração a Renderização por OpenGL, devido ao hardware ser antigo. Para verificar como configurar o VLC para que você veja a imagem gerada, clique no link do blog que informamos logo no inicio.
Alterar Resolução Temporariamente.
Para alterar a resolução temporariamente, você só precisa fechar o programa da DroidCam e todos os que estiverem utilizando a captura de áudio e vídeo fornecida pelo mesmo, feito isso, utilize os dois comandos abaixo, lembrando que a configuração padrão será restabelecida após reiniciar o sistema.
Descarregue o módulo.
sudo rmmod v4l2loopback_dc
Carregue o módulo com a resolução desejada.
sudo insmod /lib/modules/`uname -r`/kernel/drivers/media/v4l2-core/v4l2loopback-dc.ko.xz width=WIDTH height=HEIGHT
Troque WIDTH e HEIGHT pela resolução escolhida, exemplo.
sudo insmod /lib/modules/`uname -r`/kernel/drivers/media/v4l2-core/v4l2loopback-dc.ko.xz width=1280 height=720
Alterar Resolução Definitivamente.
Para alterar a resolução definitivamente, você precisa alterar a configuração presente em /etc/modules-load.d/droidcam.conf, após isso as suas alterações irão permanecer após reiniciar o sistema e após uma atualização. Utilize o comando abaixo no terminal, altere width=640 e height=480 para a resolução desejada.
sudo nano /etc/modprobe.d/droidcam.conf
Seguindo o exemplo dado mais acima, você alteraria width=640 height=480 para width=1280 height=720, veja o exemplo abaixo.
options v4l2loopback_dc width=1280 height=720
Se você utilizar o comando acima, para salvar as alterações com o nano, basta utilizar as teclas Crtl + O para gravar as alterações, apertar enter, e Crtl + X para sair, a primeira combinação de tecla utiliza apenas letras.
Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.
Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.
Nos acompanhe: