Configurando o programa DroidCam

No final de 2019 nós adicionamos ao nosso repositório o pacote droidcam-dkms, mas logo os usuários informaram que o mesmo não estava funcionando mais, e ao testar foi comprovado isso. Recentemente nos deparamos com com o artigo do blog Linux Dicas e Suporte, onde era demostrado como instalar o programa manualmente, nós fizemos o teste e funcionou perfeitamente, então começamos estudar como trazer essa instalação de forma mais simples aos usuários. Infelizmente não conseguimos fazer o pacote droidcam-dkms funcionar novamente, e trocamos pelo pacote droidcam, que está funcionando corretamente.

Para que o programa funcione corretamente, é necessário a instalação de um módulo (droidcam-driver) para o kernel atual (assim como é para wifi, impressoras, etc), e portanto você deverá instalar o pacote do driver referente ao seu kernel, exemplos:

  • linux56-droidcam: droidcam-driver para o kernel 5.6
  • linux55-droidcam: droidcam-driver para o kernel 5.5
  • linux54-droidcam: droidcam-driver para o kernel 5.4
  • linux419-droidcam: droidcam-driver para o kernel 4.19

Esses pacotes serão oferecidos durante a instalação do pacote droidcam ao utilizar o Pamac, escolha o pacote refente ao seu kernel.

Após você instalar o pacote droidcam e droidcam-driver para o seu kernel, o programa já estará funcionando, para que você utilize o Smartphone como webcam, instale no programa pela Play Store. Abra o aplicativo no seu Smartphone e o programa no Manjaro, siga os passos para o método que você for utilizar.

Conectar através da rede Wifi

Anote o IP fornecido no aplicativo do seu Smartphone e adicione no campo do programa no Manjaro.

Clique em Connect e você já estará transmitindo a imagem do seu Smartphone para o seu desktop, para visualizar a imagem no desktop, siga os passos de configuração no desktop mais abaixo. Lembrando que não é obrigatório possuir uma placa de rede wifi no seu desktop/notebook, a transmissão também é feita pelo wifi do seu roteador/modem para o seu smartphone.

Conectar através do USB

Antes de qualquer coisa, você deve ativar a depuração USB no seu Smartphone, abra o aplicativo no Smartphone e no Desktop, no desktop você altera para o modo USB e clica em Connect. Se você nunca utilizou nada via adb no seu Smartphone, você deve aceitar a conexão no seu Smartphone (vai aparecer uma caixa de dialogo).

Configuração Desktop

Para você utilizar a imagem nos programas, se for no Skype ou Hangouts, o nome deve aparecer como Droidcam, mas em outros programas a imagem é transmitida através do dispositivo /dev/video0.

Em alguns casos o nome pode mudar, normalmente é só o numero zero do final, podendo ser /dev/video1. ou /dev/video2, mas pode aparecer como loopback. No VLC e no Utilitário de teste V4L2, o segundo programa só funcionou aqui ao desativar na sua configuração a Renderização por OpenGL, devido ao hardware ser antigo. Para verificar como configurar o VLC para que você veja a imagem gerada, clique no link do blog que informamos logo no inicio.



Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Nos acompanhe:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.