Comparando as versões dos pacotes do Manjaro e do Archlinux

O Manjaro é uma distribuição Linux é sempre lembrada como uma maneira fácil de obter uma experiência próxima do Archlinux, e com uma maior estabilidade para usuários que estão iniciando no mundo Linux para quem está vindo de distribuições com outras bases.

Por conta do Manjaro não seguir os padrões utilizados no Archlinux em relação as atualizações de pacotes, vemos muitos ataques querendo dizer que o Manjaro é inseguro (isso é coisa de “fanboy”), uma informação que não é verdadeira. Para que o usuário possa fazer a comparação por conta própria, resolvemos trazer um programa que faz justamente isso, compara as versões que o Archlinux utiliza no seu ramo estável, com as versões que o Manjaro traz no seu ramo estável.

O pacote que disponibiliza esse programa está disponível no repositório do Manjaro, porém é necessário o usuário editar algumas linhas para que ele funcione corretamente. Para facilitar para os usuários “menos experientes” com o terminal, fizemos um fork e ajustamos as informações corretas, e aproveitamos para traduzir para o português.

Instalação.

Torne-se um apoiador e ajude manter os projetos do blog.

Repositório do blog

Modo gráfico: procure e instale um dos pacotes, compare-mirrors-dev ou compare-mirrors-dev-pt-br.
Terminal: use os comandos abaixo conforme o gerenciador de programas utilizado.

Pamac

pamac install compare-mirrors-dev

Português

pamac install compare-mirrors-dev-pt-br

Pacman

sudo pacman -S compare-mirrors-dev

Português

sudo pacman -S compare-mirrors-dev-pt-br

Após instalado, utilize o comando abaixo para baixar o banco de dados das duas distribuições e fazer a comparação.

compare-mirrors -u

Você pode ver os demais comandos do programa trocando o -u pelo -h.

compare-mirrors -h

Nós estaremos atualizando o pacote conforme for necessário, mas você pode ajustar os espelhos manualmente se acaso precisar ou preferir. Veja abaixo como fazer o procedimento.

Copie o arquivo de configuração (sem sudo).

mkdir -p ~/.config/compare-mirrors
cp /usr/share/compare-mirrors/compare-mirrors.yaml ~/.config/compare-mirrors

Alterando o espelho do Manjaro.

Entre na página repo.manjaro.org onde contém o status dos espelhos do Manjaro, nessa página você pode encontrar o espelho mais atualizado e também um mais próximo de você.

Alterando o espelho do Archlinux.

Entre na página mirrorlist e marque a opção de status antes de gerar sua lista, você também tem a opção de escolher o país, entre as demais opções.

Adicionando os espelhos na configuração.

Abra o arquivo através do comando abaixo (troque nano pelo seu editor de texto).

nano ~/.config/compare-mirrors/compare-mirrors.yaml

Após salvar e fechar o arquivo, atualize o banco de dados do programa com o banco de dados dos repositórios do Manjaro e do Archlinux.

compare-mirrors -u

Após atualizar o banco de dados, será apresentado o resultado. Lembrando que a primeira coluna é dos pacotes do Manjaro.

Após você fazer o comparativo, verá que não existe essa “insegurança” devido aos pacotes “desatualizados” que alguns utilizam como argumento, é mais algum usuário que não gosta do Manjaro pelos seus motivos (que para ele não deve ser vantajoso comentar), ou algum usuário que acaba seguindo a opinião de terceiros sem conferir a mesma. Quando há necessidade de atualização devido o quesito segurança, a equipe do Manjaro aplica as correções nos pacotes o mais rápido possível (em alguns casos, reconstruindo os pacotes).

Esperamos que agora você possa tirar a sua própria opinião sobre o assunto, assim conseguirá diferenciar as pessoas que realmente está passando informação, daquelas que quer que você compre as “opiniões” dela.



Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Nos acompanhe:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.