Pesquisar, listar e apagar arquivos por data

Algumas pessoas podem necessitar em apagar vários arquivos com o mesmo nome em uma determinada pasta, e dependendo do caso, isso pode ser necessário em um período muito curto, e ficar selecionando e apagando arquivo por arquivo seria exaustivo. Sempre estamos pesquisando sobre tudo um pouco, e recentemente estávamos precisando apagar alguns arquivos em nosso armazenamento, não eram muitos e seria apenas necessário apaga-los essa vez, mas pensamos, “E quem precisa fazer isso frequentemente em uma pasta com vários arquivos?”, foi então que pesquisando nós encontramos uma solução através do terminal.

Nos comandos abaixo, você deve alterar path_to_directory para a pasta onde será feito a pesquisa dos arquivos, +30 com o tempo em dias que deseja que os arquivos devam possuir, e filenamepattern para parte dele (lembrando que os asteriscos [*] devem permanecer no comando), assim você consegue deletar arquivos com algo em comum no nome. Quanto ao tempo em dias, ele se refere a data em que o arquivo foi copiado ou criado no seu dispositivo, esses dias não está relacionado com uma data presente no nome, ou por ser um arquivo criado em determinada data em outro dispositivo.

Atenção, não nos responsabilizamos por qualquer arquivo perdido ao utilizarem os comandos abaixo, nós testamos e os comandos funcionaram corretamente em nossos testes, então preste muita atenção ao utilizar os comandos, se não entendeu o que eles vão fazer ou como proceder, pergunte antes que algo de errado aconteça.

Ao utilizar o comando para excluir os arquivos, será apresentado uma lista dos arquivos deletados, então você saberá quais arquivos foram deletados com o comando.

Pesquisar em uma pasta qualquer arquivo com mais de 30 dias e listar eles.

find /path_to_directory -mtime +30 -type f -exec ls '{}' \;

Pesquisar em uma pasta os arquivos por nome, com mais de 30 dias e listar eles.

find /path_to_directory -name '*filenamepattern*' -mtime +30 -type f -exec ls '{}' \;

Pesquisar em uma pasta os arquivos por nome, com mais de 30 dias e apagar eles.

find /path_to_directory -name '*filenamepattern*' -mtime +30 -type f -exec rm -fv '{}' \;

Pesquisar remotamente via ssh em uma pasta os arquivos por nome, com mais de 30 dias e apagar eles.

ssh user@remote_ip "find /path_to_directory -name '*filenamepattern*' -mtime +30 -type f -exec rm -fv '{}' \; >> /tmp/backup_deletiondate +%Y%m%d.log 2>&1"

Exemplos

Pesquisando e apagando ISOs do Manjaro com mais de 30 dias que baixamos.

find /home/manjariando/Downloads -name 'manjaro*iso*' -mtime +30 -type f -exec ls '{}' \;
find /home/manjariando/Downloads -name 'manjaro*iso*' -mtime +30 -type f -exec rm -fv '{}' \;

Se você abrir o terminal na pasta onde estão os arquivos, você pode trocar /path_to_directory por $PWD, e o comando vai pesquisar somente na pasta onde o terminal está aberto. Exemplo: ao abrir o terminal na pasta de downloads para listar apagar as ISOs antigas do Manjaro que baixamos.

find $PWD -name 'manjaro*iso*' -mtime +30 -type f -exec ls '{}' \;
find $PWD -name 'manjaro*iso*' -mtime +30 -type f -exec rm -fv '{}' \;

Se você ainda não conhecia esse procedimento, ele vai lhe ajudar muito, desde que seja utilizado corretamente.



Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Nos acompanhe:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.