Zsh Auto-Notify, o undistract-me para Zsh

Ontem nós removemos o suporte do undistract-me para o zsh/oh-my-zsh, mesmo que ele funcione no zsh, ele foi criado para ser utilizado com o bash. Para não deixar os usuários sem essa opção, estamos adicionando o pacote zsh-auto-notify para a utilização junto com o zsh/oh-my-zsh. Como o antecessor, não será necessário nenhuma configuração de pós instalação, automatizamos esse processo no pacote presente em nosso repositório, após instalar ele já estará funcionando.
Instalação.
Torne-se um apoiador e ajude manter os projetos do blog.
Repositório do blog
Modo gráfico: procure o zsh-auto-notify no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.
Após digitar a sua senha de usuário e confirmar a instalação do pacote, você poderá acompanhar tudo o que está sendo feito no processo de instalação, clicando na seta ao lado do botão Aplicar.
Terminal: use os comandos abaixo conforme o gerenciador de programas utilizado.
Pamac
pamac install zsh-auto-notify
Pacman
sudo pacman -S zsh-auto-notify
AUR
Modo gráfico: procure o zsh-auto-notify no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.
Após digitar a sua senha de usuário e confirmar a instalação do pacote, você poderá acompanhar tudo o que está sendo feito no processo de instalação, clicando na seta ao lado do botão Aplicar.
Terminal: use os comandos abaixo conforme o gerenciador de programas utilizado.
Pamac
pamac build zsh-auto-notify
Trizen
trizen -S zsh-auto-notify
Se o comando trizen não funcionar, veja esse tutorial.
Configuração
Por padrão, auto-notify enviará notificações para tarefas que levam mais de 10 segundos. Você pode configurar esse valor configurando a variável de ambiente AUTO_NOTIFY_THRESHOLD.
# Defina o limite como 20segundos
export AUTO_NOTIFY_THRESHOLD=20
Formatação de Notificação
Você pode alterar a formatação das notificações, definindo os valores para AUTO_NOTIFY_TITLE e AUTO_NOTIFY_BODY. Ao escrever esses valores, as seguintes variáveis serão substituídas de acordo com os dados que auto-notify forem detectados.
%command
– o comando que o usuário executou%elapsed
– número de segundos decorridos%exit_code
– o código de saída do comando que foi executado
Um exemplo de como esses valores podem ser definidos é mostrado abaixo.
export AUTO_NOTIFY_TITLE=”Ei! O %command acabou de terminar”
export AUTO_NOTIFY_BODY=”Foi concluído em %elapsed segundos decorridos com o código de saída %exit_code”
Tempo de Expiração da Notificação
Você pode definir por quanto tempo uma notificação enviada auto-notify permanecerá exibida, definindo a variável de ambiente AUTO_NOTIFY_EXPIRE_TIME como um valor personalizado em milissegundos. O valor padrão é definido como 8 segundos.
# Definir expiração da notificação para 10 segundos
export AUTO_NOTIFY_EXPIRE_TIME=10000
Comandos ignorados
Vários comandos não recebem notificações por longos períodos de execução devido à sua natureza (por exemplo, watch ou man). A lista de comandos ignorados é especificada na AUTO_NOTIFY_IGNORE variável de ambiente. Isso pode ser modificado ou completamente substituído com base no seu caso de uso.
# Adicionar docker à lista de comandos ignorados
AUTO_NOTIFY_IGNORE+=(“docker”)
Para mais informações, visite o github do projeto.
Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.
Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.
Nos acompanhe: