Alteração importante no repositório do blog

O repositório do blog foi criado para tentar ajudar as pessoas na utilização do Manjaro, mesmo que pessoalmente eu não goste que a distribuição faça tudo pelo usuário (pois isso o torna preguiçoso e relaxado com o sistema), tento deixar o mais simples possível a utilização do repositório que disponibilizamos. O problema dessa facilitação que proporcionamos, é que ela acabou nos incomodando em alguns momentos, já que algumas pessoas acabam nos culpando por contratempos que ela mesmo causou por ser um usuário Ctrl+C Ctrl+V.

Uma outra questão é, o blog tem o nome de Manjariando, faz tutoriais para o Manjaro, basicamente só tem informação sobre o Manjaro, então o repositório que disponibilizamos é para qual distribuição Linux? Já recebemos alguns emails, mensagens, entre outras formas de reclamações de pessoas que utilizam outras distribuições, e a principal reclamação é que o repositório do blog quebrou o sistemas delas, parece até brincadeira, mas infelizmente não é.

Também existe a questão dos ramos (branchs) que o Manjaro utiliza, que é o ramo estável (stable), o ramo de testes (testing) e o ramo instável (unstable), e recentemente foi adicionado o ramo stable-staging, que é um estado entre o testing e o stable. Essas ramificações são outro problema, em algum momento, o usuário quebrava o sistema ao utilizar o repositório sem ser no ramo estável, e para evitar que o usuário quebre o seu sistema, adicionamos uma forma para tentar garantir que, somente o usuário do ramo estável possa utilizar os pacotes do repositório do blog.

Na sexta-feira dia 08 de agosto, colocamos isso em prática para os espelhos (mirrors), e posteriormente também foi adicionado ao pacote que adiciona o repositório, diminuindo a possibilidade do usuário continuar utilizando o repositório do blog de forma errada. A partir de agora, alguns usuários não poderão mais nos culpar pelo seu erro de não tentarem entender como funciona o sistema que as mesmas utilizam, e de não buscar saber o que elas podem ou não podem fazer nesse sistema. Ao utilizar o repositório do blog no ramo de testes do Manjaro, o usuário só encontrará um pacote em cada repositório disponibilizado pelo blog, e usuários de outras distribuições não poderão instalar o pacote que adiciona o repositório do blog, ao menos não conseguirão da forma correta de se fazer.

Se mesmo assim o usuário aprender como continuar utilizando o repositório do blog de forma errada, teremos feito exatamente o que queríamos desde o começo, que o usuário leia e apenda mexer em seu sistema quando algo não está funcionando corretamente, apesar de aprender para fazer algo errado, talvez isso possa colaborar para que ele comesse fazer do jeito certo. Para os usuários que utilizam o repositório do blog no ramo estável, não mudará nada e não é necessário fazer nada além de continuar utilizando normalmente.

Se você utiliza o ramo de testes e gostaria que o blog disponibilizasse os pacotes para esse ramo, pense em contribuir através do apoia-se, assim você ajuda manter o nosso hardware sempre em bom estado, tornando possível essa adição no futuro. Para os demais ramos (branchs), o usuário só terá o erro ao tentar sincronizar a base de dados, nós não iremos criar um repositório fake para eles, criamos para o ramo de testes, porque talvez possamos manter o mesmo futuramente, vai depender dos usuários que gostariam de utilizar o nosso repositório no ramo de testes.



Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Nos acompanhe:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.