Corrigindo vulnerabilidade no Grub

No final do mês passado foi descoberto uma vulnerabilidade no grub, e ontem foi disponibilizado a correção para o Manjaro (como informado na notas da atualização). Na nota é informado o procedimento necessário, mas como os usuários não costumam ler tais notas, resolvemos trazer novamente a informação com um titulo mais chamativo.

Para aplicar a correção, é necessário re-instalar o grub na sua devida partição, então basta você utilizar o comando de acordo com o método que você instalou o Manjaro.

UEFI

sudo grub-install --target=x86_64-efi --efi-directory=/boot/efi --bootloader-id=manjaro --recheck

Bios/MBR

Instale um novo carregador de inicialização GRUB com os comandos abaixo (Troque o X para corresponder com a partição no seu sistema), utilize o comando lsblk -f para descobrir qual a partição correta que o seu sistema/boot está.

sudo grub-install /dev/sdX

Verifique novamente para garantir que a instalação foi concluída sem erros.

sudo grub-install --recheck /dev/sdX

Você pode conferir as informações no fórum do Manjaro, ou pode verificar na wiki do Manjaro como re-instalar o Grub no seu sistema. E se você não tem costume em ler as notas da atualização, recomendamos que comece fazer isso, você pode economizar um bom tempo ao ler as informações antes do erro acontecer.



Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Nos acompanhe:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.