Mudança no processo para adicionar o repositório do blog

O repositório do blog completou 2 anos no dia 17 de julho, e nesse período tivemos altos e baixos, e no momento, acredito que o repositório esteja em uma das suas melhores fases, unificamos os antigos repositórios em apenas 3 (isso confundia muitas pessoas), o repositório agora contem vários espelhos ao invés de um único (diminuindo a possibilidade do repositório ficar offline), e para facilitar e melhorar na utilização desses espelhos, adicionamos a classificação automática dos mais de 20 espelhos que possuímos atualmente.

Apesar de todas essas melhorias, sempre aparece um problema aqui ou ali, alguns foram/é devido ao meu conhecimento com esse processo, outros foram/é por causa dos locais onde o repositório esteve/está hospedado. Recentemente houve uma atualização/manutenção no SourceForge, e nos foi relatado que havia um problema ao tentar adicionar o repositório através do processo disponibilizado, ao checar, confirmei o problema e tentei de varias formas encontrar uma solução simples e que não atrapalhasse na utilização.

O problema.

Como relatado pelo amigo Andretyn, aparentava que o repositório não estava funcional, para facilitar e agilizar na descoberta do problema, foi pedido o contato pelo telegram, onde a comunicação é mais rápida e eficiente. Após ajudar o André, passei o resto da tarde estudando qual seria a melhor forma de contornar isso, já que até o momento não consegui uma forma eficiente para continuarmos utilizando o mesmo processo no pacote que adiciona o repositório do blog.

Para que não leu o comentário do André, o pacote adicionava o repositório ao sistema, mas o Pamac e o Pacman não reconheciam o formato da base de dados do repositório, na verdade, eles não reconheciam devido o arquivo não ser baixado no formato correto, que é em tar.gz. Fiz vários testes e não consegui corrigir de forma eficiente, por esse motivo, criei um método temporário para que as pessoas possam continuar utilizando o repositório normalmente.

Método temporário.

As pessoas que nos companham há algum tempo deve lembrar que, o repositório começou utilizando o gitlab para disponibilizar os primeiros pacotes, e ele nos servia muito bem naquele momento, e por já conhecer o funcionamento do gitlab, iremos utilizar ele nesse processo temporário. O repositório do blog ainda continuará no SourceForge e com os mais de 20 espelhos funcionando, utilizaremos o gitlab somente para o processo de adicionar automaticamente o repositório do blog, contornado o problema que estamos enfrentando.

Foi criado um repositório no gitlab, onde manteremos 4 pacotes, o pacote repo-manjariando, o manjariando-keyring, o manjariando-appstream-data e o pacote manjariando-mirrors. Esses 4 pacotes são necessários para que o usuário utilize o nosso repositório com mais segurança, eficiência, e com um visual um pouco melhor.

repo-manjariandoContém a configuração que adiciona o repositório ao sistema.
manjariando-keyringContém a chave que assina os pacotes presentes no repositório,
garantindo que os pacotes foram enviados pelo blog.
manjariando-appstream-dataContém os ícones, imagens e traduções para as informações dos
pacotes que aparecem no Pamac, Discover e Gnome Software.
manjariando-mirrorsContém a configuração para a classificação automática dos mais
de 20 espelhos que possuímos atualmente.

A parte “ruim”.

Com o método utilizado temporariamente, não será possível que o repositório do blog seja utilizado em uma liveusb, ao adicionar o repositório com esse método temporário, o comando para atualização completa do sistema teve que ser utilizado, para que seja instalado os 4 pacotes que estão no gitlab mencionados anteriormente, fazendo a transição e dando as funcionalidades que cada um oferece. Não ficamos felizes com isso, já que muitos usuários adicionam o repositório do blog antes do seu sistema estar totalmente atualizado e já reiniciado, mas foi o modo que encontramos para fazer tudo automatizado.

E diferente do que algumas pessoas dizem em seus blogs/sites pela internet, o Pamac não faz atualizações automáticas por conta própria, é necessário o usuário dar o comando para isso, nesse caso será feito por nós colocarmos explicitamente o comando no pós instalação do pacote, e estamos informando o motivo, se o usuário não concordar com isso, basta não utilizar o nosso pacote com a automação. Já citamos que o usuário deve confiar apenas nas documentações da sua distribuição, informações de blogs/sites devem ser conferidas antes de você aceitar algo como verdade, inclusive as nossas informações.

Aprendi na minha infância que não se deve acreditar na primeira coisa que falam, mesmo que isso seja o que você queira ouvir, verifique a informação antes de tomar qualquer atitude (ao menos tente fazer isso o máximo possível).

Considerações finais.

Sabemos que seremos criticados mais do que o normal com essa alteração temporária, alguns usuários que se dizem “experts” em base Archlinux falam que fazemos um desfavor para a comunidade, que importamos os PPAs da base DEB, entre outras coisas, mas essas pessoas só deixam claro que elas não conhecem a wiki do Archlinux, já que lá contém a página de repositórios não oficiais, que é justamente o que fazemos aqui, mas para o Manjaro. Mau sabe eles que conhecemos muitos usuários que começaram utilizando o Manjaro e o nosso repositório antes de irem para o Archlinux, infelizmente alguns se tornaram o mesmo extremista que eles reclamavam quando começaram a utilizar o Archlinux/Manjaro.

Se você for adicionar o repositório a partir de agora, será feito o processo mencionado acima, e espero que eu tenha conseguido explicar corretamente, já que eu não sou muito bom com textos, mas faço o meu melhor para tentar contribuir. Qualquer duvida é só entrar em contato conosco, seja por email, twitter, facebook ou telegram. Vale lembrar que nosso grupo no telegram não aparece na pesquisa, e muitos usuários tem entrado em outro grupo achando que o blog faz parte do mesmo, só possuímos um único grupo, com o mesmo nome e logo do blog, só para esclarecer a confusão que alguns usuários tem relatado ultimamente.



Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Nos acompanhe:

6 Comentários

  • Wendel Lopes

    Olá. Fui ler esse post para entender como adiciono o manjariando no meu manjaro, mas aqui nao informa o novo método?

    tem como me auxiliarem nesse processo?

    Curtir

    • Esse post é só informativo sobre como está funcionando o processo ao adicionar o nosso repositório, o artigo com as informações sobre como adicionar ele no Manjaro, ainda é nesse link aqui.

      Curtir

      • Wendel Lopes

        obrigado pela info.

        Uma dica: Esse post da instalação do repositório é bem difícil para achar no campo de busca. Toda vez que eu preciso instalar esse repo eu perco um tempo considerável procurando essa página. Tenta indexar melhor esse post para ficar mais fácil para todos.

        Curtir

      • Nós já sabemos sobre essa questão da pesquisa com o artigo do repositório do blog, já tem algum tempo que tentamos melhorar a pesquisa, infelizmente, o artigo do repositório é o que ainda não encontramos uma solução até o momento.

        Devido possuirmos poucos recursos e apoiadores no momento, o arrecadado está sendo direcionado para o nosso hardware, pois sem ele não tem repositório, e o dinheiro extra que conseguimos recentemente fora do nosso apoia-se, foi utilizado para obtermos o novo domínio que utilizamos agora.

        Pedimos desculpas por isso, estamos estudando algo, mas será só para o ano que vem.

        Curtir

  • Olá a todos, e especialmente ao @tioguda, sou usuário do repositório do manjariando, e devo falar que esse um dos melhores repositório não oficiais para os sistema do Manjaro, só de ter o Insync compilado já é uma mão na roda! Só queria agradecer ao @tioguda pelo trabalho que ele tem feio com esses pacotes!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.