Virtualbox e a Controladora Gráfica

Recentemente nós voltamos a utilizar o Virtualbox, e acabamos encontrando um pequeno problema, o sistema virtualizado não iniciava, ficava preso eternamente em uma tela preta. Após algumas tentativas com outras ISOs de variados sistemas, e o erro persistir, fomos para as configurações do sistema virtualizado e começamos observar as possibilidades nela, após algumas tentativas, encontramos o responsável pelo problema.

Ainda não descobrimos se isso acontece por alguma incompatibilidade com o hardware, se acontece só em hardwares relativamente “mais antigos”, ou se é um erro do próprio Virtualbox. A correção é muito simples, basta você alterar a Controladora Gráfica que o sistema virtualizado vai utilizar, veja abaixo como proceder.

Abra o Virtualbox e clique no sistema que está com o problema.

Tela inicial do Virtualbox

Vá para as informações de tela e encontre a informação da Controladora Gráfica, clique sobre a controladora.

Controladora Gráfica do Virtualbox.

Na janela que aparecer, você altera para outra Controladora Gráfica e clique em Ok.

Opções de Controladora Gráfica no Virtualbox.

Agora é só iniciar o sistema, faça o testes em todas as controladoras disponíveis, em nosso sistema funcionou com as duas que o nome iniciava com VBox.

Utilizando VBoxVGA como Controladora Gráfica.

Observações.

Notamos que ao entrar nas configurações do Virtualbox para o sistema virtualizado para alterar algo, por exemplo, a quantidade de memória que a VM vai utilizar, a configuração feita acima é perdida, sendo necessário refazer a escolha da Controladora Gráfica novamente.

Como mencionado acima, ao entrar nas configurações a alteração será perdida, portanto, não adianta fazer a alteração da Controladora Gráfica pelas configurações, deve ser feito como informado acima.



Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Nos acompanhe:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.