Drivers Nvidia 340xx e 390xx em nosso repositório

Nesse mês nós completamos 4 anos de existência, e para começar o mês, iremos disponibilizar os drivers 340xx e 390xx que não estão disponíveis nos repositórios oficiais do Manjaro, não sabemos ainda o motivo que esses drivers não foram construídos para alguns kernels, mas como aparentemente estão funcionando, iremos disponibilizá-los. Nós testamos em nosso sistema, já que recentemente foi disponibilizada para nós uma antiga GeForce GT 610, e estamos usando ela com o driver 390xx no kernel 5.9.

Testamos todos os pacotes que iremos disponibilizar, e eles iniciaram sem qualquer problema, infelizmente ainda não apareceu mais ninguém para testar, então no momento só foi testado em nosso hardware. Mesmo que aqui tenha funcionado sem erros aparentes, não podemos garantir que irá funcionar em outros sistemas, já que dependendo da configuração que o usuário tenha feito anteriormente, possa ocorrer alguns problemas.

Como esses drivers possuem suporte do Manjaro para alguns kernels, mesmo estando em nosso repositório, a ferramenta para gerenciamento de drivers do Manjaro faz toda a configuração necessária ao instalar os drivers por ela, a ferramenta de drivers também irá fazer a configuração se você instalar um novo kernel através da ferramenta de gerenciamento de kernels do Manjaro. Se você optar por instalar os drivers que estamos disponibilizando pelo terminal com comandos do Pamac ou Pacman, você terá que fazer a configuração manualmente, e não adianta falar que os drivers não funcionam ou que o Manjaro é ruim, você só não sabe gerenciar o sistema que está utilizando.

Se você prefere instalar pelo terminal, utilize os comandos corretos que o Manjaro disponibiliza para isso, são comandos simples e o correto de como fazer a instalação de drivers que estão nos repositórios. Os comandos do mhwd podem ser utilizados para a instalação de drivers e kernels, assim as instalações para esses pacotes serão feitas e configuradas da forma correta, clique aqui e verifique todas as informações de instalação e configuração para drivers de vídeo no Manjaro.

Instalação.

Torne-se um apoiador e ajude manter os projetos do blog.

As configurações feitas graficamente será utilizando a ferramenta Manjaro Settings Manager, pesquise no seu painel de aplicativos por esse nome.

Manjaro Settings Manager no menu de aplicativos.

Se você instalou o Manjaro utilizando a opção free para os drivers gráficos, você estará utilizando os drivers nouveau, para instalar os drivers proprietários da Nvidia, entre na opção Configuração de Hardware e clique no botão Auto Install Proprietary Driver.

Se você instalou o Manjaro utilizando a opção no-free para os drivers gráficos, o sistema escolheu o driver e o kernel disponível no repositório do Manjaro, caso tenha sido instalado o driver 340xx mas o driver 390xx está disponível, você pode instalar o driver 390xx da seguinte forma, entre na opção Configuração de Hardware, clique com o botão direito do mouse sobre o driver que você deseja e clique em Instalar.

Essa opção também pode ser utilizada para instalar uma versão mais antiga do driver, quando a mais recente estar apresentando problemas.

Se você instalou o Manjaro utilizando a opção no-free para os drivers gráficos, o sistema escolheu o driver e o kernel disponível no repositório do Manjaro, para instalar o driver disponível em nosso repositório para um kernel mais novo, primeiro você deve entrar no Manjaro Settings Manager, após isso escolha a feramenta para gerenciar os kernels disponíveis no repositório do Manjaro, escolha o kernel 5.9 e clique em instalar.

Seguindo as opções acima você poderá utilizar o driver de vídeo 340xx e 390xx com uma versão mais recente do kernel, claro que isso só será possível se você estiver utilizando o nosso repositório, nós manteremos esses drivers disponíveis em nosso repositório enquanto conseguirmos construir os pacotes para os kernels mais recentes. Se você utilizar os drivers que nós disponibilizamos e eles apresentarem algum tipo de problema na instalação, você deve nos informar, tem muita gente que ao invés de informar o blog sobre algum problema relacionado com o nosso repositório, vai informar/reclamar para outras pessoas, que para “ajudar”, gosta de falar algumas asneiras de vez em quando.

Como sempre, esperamos que esses drivers possam ajudar os usuários utilizarem melhor o Manjaro, e qualquer problema ou critica construtiva, entre em contato conosco, estamos sempre dispostos em ajudar quem quer ser ajudado.



Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Nos acompanhe:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.