Lançada a versão 1.6 da DroidCam

No dia 4 de novembro foi liberada a versão 1.6 da DroidCam, com essa versão foi feitos alguns ajustes para melhorar a detecção dos dispositivos, ainda na versão 1.5, foi adicionado suporte para ocultar a janela do aplicativo na bandeja do sistema, uma adição esperada por muitos usuários, principalmente aqueles que compartilham a sua tela.

Além das alterações por parte dos desenvolvedores, nós corrigimos o método de instalação que utilizamos, apesar de estar funcionando, não tínhamos convertido corretamente do dkms. Devido isso, usuários que instalaram as versões anteriores da 1.6, precisarão desinstalar os pacotes da DroidCam e utilizar os comandos abaixo, e após os comandos instalar novamente.

sudo rm -rf /etc/modprobe.d/droidcam*
sudo rm -rf /etc/modules-load.d/droidcam*

A partir de agora a DroidCam está instalada corretamente, e suas alterações na resolução do programa serão mantidas após uma atualização. Falando em alterar a resolução, veja abaixo como fazer o procedimento.

Alterar Resolução Temporariamente.

Para alterar a resolução temporariamente, você só precisa fechar o programa da DroidCam e todos os que estiverem utilizando a captura de áudio e vídeo fornecida pelo mesmo, feito isso, utilize os dois comandos abaixo, lembrando que a configuração padrão será restabelecida após reiniciar o sistema.

Descarregue o módulo.

sudo rmmod v4l2loopback_dc

Carregue o módulo com a resolução desejada.

sudo insmod /lib/modules/`uname -r`/kernel/drivers/media/v4l2-core/v4l2loopback-dc.ko.xz width=WIDTH height=HEIGHT

Troque WIDTH e HEIGHT pela resolução escolhida, exemplo.

sudo insmod /lib/modules/`uname -r`/kernel/drivers/media/v4l2-core/v4l2loopback-dc.ko.xz width=1280 height=720

Alterar Resolução Definitivamente.

Para alterar a resolução definitivamente, você precisa alterar a configuração presente em /etc/modules-load.d/droidcam.conf, após isso as suas alterações irão permanecer após reiniciar o sistema e após uma atualização. Utilize o comando abaixo no terminal, altere width=640 e height=480 para a resolução desejada.

sudo nano /etc/modprobe.d/droidcam.conf

Seguindo o exemplo dado mais acima, você alteraria width=640 height=480 para width=1280 height=720, veja o exemplo abaixo.

options v4l2loopback_dc width=1280 height=720

Se você utilizar o comando acima, para salvar as alterações com o nano, basta utilizar as teclas Crtl + O para gravar as alterações, apertar enter, e Crtl + X para sair, a primeira combinação de tecla utiliza apenas letras.

Agora que ajustamos os pacotes corretamente, esperamos que o programa seja útil para os usuários do Manjaro, já que a grande maioria não consegue utilizar a versão da AUR, inclusive a gente.

Vale ressaltar que, você só conseguirá atualizar o sistema após nós enviarmos a atualização para os módulos do kernel, então aproveite essas horas para ler as notas da atualização, assim você evitara problemas se for necessário alguma intervenção do usuário antes/durante ou após atualizar. As notas de atualização são disponibilizadas aqui, mas nós traduzimos as do ramo estável e publicamos aqui no blog



Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Nos acompanhe:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.