Plasma System Monitor

A equipe de desenvolvimento do Plasma está trabalhando em um novo monitor do sistema, e para falar a verdade, mesmo que ainda esteja em desenvolvimento, ele já está muito bom. Além do visual ser muito melhor que o KSysguard, ele dá ao usuário a possibilidade de personalizar com as informações que o usuário preferir, por estar em desenvolvimento ainda, algumas coisas podem não estar funcionando corretamente.

Na aba Visão geral, você encontrará algumas informações pré-definidas, mas você pode editar e trocar essas informações conforme você desejar.

Na aba Aplicativos, é mostrado o consumo total que determinado programa está utilizando, um bom exemplo é o Google Chrome, que na maioria dos monitores de sistema mostra os processos separados, já o Plasma System Monitor mostra o total gasto pelo Google Chrome. Lembrando que essa aba irá mostrar os programas em execução, mas pode acontecer de não mostrar todos, talvez pela forma como o programa é executado, ou pelo fato desse monitor do sistema ainda estar em desenvolvimento.

Página com o uso total de cada Aplicativo.

Na aba Histórico, você encontra os gráficos da quantidade de utilização do CPU, Memórias e Rede.

Aba histórico.

Na aba Processos, diferente da Aplicativos, você encontra todos os processos abertos no sistema, utilizando o Google Chrome novamente como exemplo, você verá os processos utilizado por ele separadamente.

Como você pode ter percebido, algumas coisas não estão com o nome correto e não estão traduzidas, como já citado, isso se deve por conta do programa ainda estar em desenvolvimento, se você quiser testar, basta instalar o pacote plasma-systemmonitor-git presente na AUR.

Instalação.

Torne-se um apoiador e ajude manter os projetos do blog.

AUR

Modo gráfico: procure o plasma-systemmonitor-git no Pamac, marque a compilação e clique em aplicar.

Após digitar a sua senha de usuário e confirmar a instalação do pacote, você poderá acompanhar tudo o que está sendo feito no processo de instalação, clicando na seta ao lado do botão Aplicar.

Terminal: utilize um dos comandos abaixo conforme o seu gerenciador de pacotes preferido.

Pamac

pamac build plasma-systemmonitor-git

Trizen

trizen -S plasma-systemmonitor-git

Se o comando trizen não funcionar, veja esse tutorial.



Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Nos acompanhe:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.