Gerenciando os espelhos no Manjaro

Vamos mostrar nesse artigo como gerenciar os espelhos do repositório do Manjaro, e claro, do nosso repositório também. O maior problema que o usuário tem em relação aos espelhos é não saber como gerencia-lós, e isso se deve pela falta de leitura sobre, na wiki do Manjaro contém as informações de como o usuário pode fazer o gerenciamento, mas os usuários quase não leem, e muitos não tenta entender como o processo funciona.

Para simplificar, iremos mostrar o que o usuário deve fazer para que não tenha problemas durante uma atualização, ou para corrigir possíveis erros com pacotes corrompidos ou problemas de assinaturas de chaves. Nosso artigo informará sobre os casos mais comuns, tendo em vista que dependendo o que o usuário fez, necessitará de outros métodos para corrigir o problema.

Vamos aproveitar para dar uma pequena informação sobre as mensagens sobre um ou outro espelho, já que muitos usuários acham que por um espelho apresentar alguma mensagem de erro, todos os espelhos estão com problemas. Se você utilizar a interface gráfica do Pamac, o Pamac pelo terminal ou o Pacman pelo terminal para instalar ou atualizar, todos os modos irão agir da mesma forma com relação aos espelhos.

Os três métodos irão verificar a lista de espelhos que está no sistema e seguir a ordem dos espelhos, se um espelho demorar na resposta, o próximo será utilizado automaticamente, e segue assim até que seja encontrado um espelho que esteja com um bom tempo de resposta, esse comportamento é exatamente para evitar demora e erros de instalação/atualização. Para evitar essas mensagem e erros na atualização do sistema, sempre classifique os espelhos antes de atualizar o sistema.


Gerenciar espelhos do Manjaro

Classificando os espelhos por tempo de resposta.

Para você classificar os espelhos dos repositórios do Manjaro por tempo de resposta no momento da classificação, você deve utilizar um dos comandos abaixo.

sudo pacman-mirrors --fasttrack 5

Ou

sudo pacman-mirrors -f 5

Os comandos acima irão utilizar todos os espelhos que o repositório do Manjaro possui, e classificar os 5 melhores espelhos para você. Você pode alterar o numero 5 por qualquer outro valor, assim a ferramenta irá classificar a quantidade de espelhos conforme o valor que você utilizar.

Classificando os espelhos por País (es).

Para classificar apenas os espelhos por país (es), você deve utilizar os comandos abaixo conforme a sua necessidade.

Classificando apenas um país.

sudo pacman-mirrors -c Brazil

Classificando mais de um país.

sudo pacman-mirrors -c Brazil Germany

Você pode adicionar quantos países desejar, para saber a lista de países disponíveis no momento, utilize o comando (sem o sudo).

pacman-mirrors -l

Resetar para a classificação padão.

Se você optou por classificar os espelhos do Manjaro por país (es), você deve utilizar o comando abaixo para utilizar novamente todos os espelhos disponíveis no momento.

sudo pacman-mirrors -c all

Status dos espelhos configurados no sistema.

Para saber quais espelhos estão configurados para você, utilize o comando abaixo.

pacman-mirrors

O comando retornará os espelhos que estão sendo utilizados pelo sistema no momento.

Esses são os comandos baicos para que você possa gerenciar os espelhos do Manjaro, para ver mais possibilidades, você pode utilizar pacman-mirrors -h ou man pacman-mirrors.


Gerenciar espelhos do Manjariando

Para gerenciar os repositórios do blog, nós utilizamos uma versão antiga do pacman-mirrors ajustada para nossos espelhos, já que até o momento nós não conseguimos implementar a mesma versão utilizada pelo Manjaro. Os comandos mudam um pouco, começando pelo nome da ferramenta, para que pudêssemos utilizar a ferramenta sem causar conflito e para você saber de qual repositório você está gerenciando os espelhos, tivemos que alterar o nome para manjariando-mirrors.

Classificando os espelhos por tempo de resposta.

Para você classificar os espelhos dos nossos repositórios por tempo de resposta no momento da classificação, você deve utilizar o comando abaixo.

sudo manjariando-mirrors -g

Esse comando irá classificar os espelhos por tempo de resposta do servidor, os espelhos que o servidor responder mais rápido, serão adicionados ao topo da lista.

Classificando os espelhos por País (es).

Para classificar apenas os espelhos por país (es), você deve utilizar os comandos abaixo conforme a sua necessidade.

Classificando apenas um país.

sudo manjariando-mirrors -c Brazil

Classificando mais de um país.

sudo manjariando-mirrors -c Brazil United_States

Resetar para a classificação padão.

Se você optou por classificar os nossos espelhos por país (es), você deve utilizar o comando abaixo para utilizar novamente todos os espelhos disponíveis no momento.

sudo manjariando-mirrors -c all

Atualizar banco de dados

Após você classificar os espelhos dos repositórios que utiliza em seu Manjaro, você deve atualizar a base de dados, para que seja utilizado os pacotes e informações dos espelhos classificados conforme os seus comandos, para atualizar a base de dados, utilize o comando abaixo.

pamac update --force-refresh

Lembrando que os comandos do Pamac no terminal não é utilizado sudo, ele pedirá a senha quando for necessário.



Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Nos acompanhe:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.