Fim do suporte para drivers legacy da Nvidia

Com o passar do tempo, fica cada vez mais difícil compilar os drivers legacy da Nvidia nos kernels mais recentes, e por conta disso, no dia 8 de novembro foi aberto uma votação no fórum do Manjaro para discutir sobre o futuro desses drivers. Como é de costume, poucos usuários votaram na enquete, e agora que o suporte será removido, muitos desses irão reclamar para todo lado, mesmo sem ter interesse em participar das discussões relacionadas com o sistema operacional que elas utilizam.

Eu penso que manter esses driver só trariam mais sobrecarga para os desenvolvedores, e com o tempo que seria gasto com tais drivers, eles podem focar em outros assuntos relacionados com a melhora da distribuição em si. Muitos usuários não podem fazer um upgrade no seu hardware, devido esse motivo eles terão algumas opções para prosseguir.

  1. Utilizar o driver que vem no kernel.
  2. Utilizar o driver dkms da AUR.
  3. Mudar de distribuição.
  4. Entre mais algumas…

Aparentemente o driver para a placa de vídeo que eu possuo deve permanecer por mais algumas atualizações, mas como ele já saiu do repositório no mês passado e voltou repentinamente, eu fui atrás e compilei eu mesmo, já que não é difícil se a pessoa querer e ler um pouco. Vamos informar abaixo os drivers que foram removido do ramo testing na última atualização, essa lista pode mudar com o passar dos dias, lembre-se que o Manjaro é uma distribuição de lançamento contínuo.

  • nvidia-340xx
  • nvidia-418xx
  • nvidia-430xx
  • nvidia-335xx
  • nvidia-440xx

Peço para que os usuários não tentem fazer malabarismos se o driver para a sua placa de vídeo não estiver disponível na AUR em dkms, o melhor a se fazer é utilizar o driver que vem no kernel, se encontrar algum problema com ele, pesquise como corrigir, não tente utilizar uma versão antiga do Manjaro, você está fazendo algo que a distribuição não suporta, atualizar o sistema parcialmente. Você também tem a opção de utilizar distribuições com a base Debian/Ubuntu, por elas utilizarem versões do kernel anteriores as do Manjaro, o drivers da sua placa de vídeo terá suporte por mais algum tempo.

Por serem muitos drivers e por conte que os usuários terem o costume de atualizar o sistema antes de enviarmos as nossas atualizações para o servidor, não disponibilizaremos esses drivers para os kernels suportados pelo Manjaro, mas futuramente, pode haver esses drivers disponíveis para um kernel que pretendemos disponibilizar no repositório do blog.



Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Nos acompanhe:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.