Integrando os drivers do nosso repositório ao gerenciador do sistema

Recentemente nos disponibilizamos em nosso repositório os drivers Nvidia removidos do repositório do Manjaro, como o suporte para esses drivers foi removido da ferramenta do sistema, apenas os drivers testados (304xx e 340xx) foram adicionados ao ramo estável do nosso repositório, os demais se encontravam no ramo testing aguardando algum usuário testar.

Para facilitar a adição desses drivers ao ramo estável do nosso repositório, ajustamos os pacotes para o formato que era utilizado pelo Manjaro, e a partir de agora, o pacote que adiciona o nosso repositório terá mais uma dependência, o pacote mhwd-manjariando. O pacote mhwd-manjariando puxará mais alguns pacotes durante a sua instalação, isso é necessário para a ferramenta de drivers identificar corretamente o modelo do hardware utilizado pelo usuário.

No ramo testing do nosso repositório a ferramenta de drivers já está mostrando o driver compatível com a sua placa de vídeo Nvidia, por possuirmos uma GT 630, é informado que ela é compatível com 3 versões dos drivers disponíveis. Infelizmente o driver 304xx foi removido temporariamente do nosso repositório, ao menos até que encontramos uma solução para que ele seja instalado corretamente pela ferramenta do sistema.

Driver Nvidia 340 instalado pelo gerenciador de drivers do sistema.

Na imagem abaixo você pode ver alguns dos drivers disponíveis em nosso repositório, que atualmente consta com os pacotes para os drivers 340xx, 418xx, 430xx, 435xx, 440xx, 450xx e 455xx.

Drivers Nvidia disponíveis em nosso repositório.

Torne-se um apoiador e ajude manter os projetos do blog.

Vale lembrar que alguns drivers não estão disponíveis para os kernels acima do 5.4, verifique se o driver que você deseja está disponível para o kernel utilizado no sistema. Ao encontrar algum problema com os drivers, procure repassar as informações sobre o erro, somente comentar que não está funcionando não ajuda muito, já que não possuímos uma placa de videio que suporta todos os drivers disponibilizados no repositório.

Os drivers 4xx e o pacote mhwd-manjariando ainda não estão disponíveis no ramo estável, eles serão adicionados na próxima atualização do Manjaro, até lá, só quem utiliza o Manjaro no ramo testing pode utilizar os drivers, se você for alternar do ramo estável para o testing com o sistema já instalado, remova o pacote repo-manjariando e manjariando-mirrors antes disso, após trocar o ramo você instala o pacote que adiciona o repositório novamente, ele irá utilizar o ramo correto se feito desta maneira.



Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.