Corrigir idioma no Gnome

Alguns usuários nos relataram que ao instalar a ISO mais recente do Manjaro Gnome, ocorrem erros na configuração de idiomas – onde inglês e português ficam misturados, isso logo após a primeira atualização do sistema. Recriamos o problema no Virtual Box e aqui apresentamos a solução.

Início do problema

Fizemos a instalação pré-configurando o grub para já carregar o sistema no modo live em português do Brasil, como abaixo:

Uma vez carregado, o sistema em live fica normalmente em português. Segundo os relatos, o problema ocorre após a primeira atualização, que é sempre bem grande.

Após o sistema atualizado, o primeiro indício do erro é na tela de login. Logo após aparece uma janela pedindo para atualizar os nomes das pastas da Home, janela esta em inglês. A mesma coisa ocorre em várias partes do sistema – mistura de idiomas, entre inglês e português

A solução

Primeiro, aceite a troca sugerida e deixe ficar em inglês. Daí abra o Manjaro Settings e retire português do Brasil dos idiomas, aceite e coloque sua senha de administrador.

Adicione novamente português do Brasil, vá em avançadas e marque português do Brasil nas opções.

Faça logout para que as correções seja aplicadas, após reiniciar a sessão, a tela de login já aparece corrigida.

O sistema já aparece normalmente em português, e as configurações do Gnome confirmam isso. Nos relatos que nos passaram, quando havia o erro, era impossível adicionar português do Brasil através da configuração do Gnome.

No nosso exercício de reparo, por algum motivo desconhecido, o sistema retornou com as extensões desativadas. Mas basta abrir o aplicativo de extensões e reativá-las, elas estão lá e funcionando.

Esperamos ter ajudado! Dúvidas, entre em contato conosco.

*por Rodrigo Barrenechea, especial para o blog Manjariando


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Nos acompanhe:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.