Kernel Xanmod no repositório do blog

No final do ano passado nós informamos aqui como instalar o kernel Xanmod corretamente no Manjaro, e como citado no artigo, o verdadeiro desempenho desse kernel só é apresentado se você compilar o mesmo para a microarquitetura do seu processador, e esse processo pode levar muitas horas em hardwares mais modestos, e aqui no Brasil se encontra muitas pessoas utilizando hardwares com 10 anos ou mais.

Para que as pessoas que possuem esses hardwares terem a oportunidade de ao menos testar esse kernel, estaremos disponibilizando ele compilado de forma genérica, possibilitando que possa ser instalado em qualquer hardware, assim como é feito com os kernels disponibilizados pelo Manjaro. Ao disponibilizar essa versão genérica do Xanmod, poderemos compilar os módulos/drivers para não ser necessário utilizar versões dkms dos mesmos, assim evitando algum problema ao utilizar módulos/drivers em dkms.

Nós iremos disponibilizar três versões do Xanmod, mas futuramente serão apenas duas versões, no momento será os pacotes linux54-xanmod, linux510-xanmod e linux511-xanmod, que são pacotes com os nomes alterados dos disponíveis na AUR para o Manjaro. Os nomes foram alterados para seguir o padrão utilizado no Manjaro, e para que os usuários que possuem um hardware mais potente possa utilizar a versão da AUR sem qualquer tipo de problema com relação aos do nosso repositório.

Infelizmente não será possível utilizar os módulos/drivers do nosso repositório em conjunto com o Xanmod da AUR, uma coisa que tentamos e queríamos, mas por não ser possível “bloquear” a atualização do kernel da AUR se os drivers não estiverem na mesma versão, removemos essa possibilidade para que os usuários que não gostam de ler quebrem o sistema deles. Quem possui um hardware que consiga compilar o kernel, pode pegar os arquivos do kernel em nosso gitlab e construir com a numeração adequada para o seu processador, refazendo o processo em toda atualização que disponibilizarmos (alterando antes a versão claro).

Drivers Xanmod

Se você utiliza drivers extras e eles aparecem no gerenciador de drivers do sistema, você deve instalar os drivers através do gerenciador e somente após isso instalar os drivers para o kernel Xanmod, se você não fizer esse processo, os drivers não serão configurado corretamente e você terá problemas ao utiliza-lo. Alguns dos módulos/drivers que são disponibilizados no repositório do Manjaro não foram construídos por nós para o kernel Xanmod, então prestem atenção ao querer utilizar o kernel, sem o modulo, algo que depende dele não irá funcionar corretamente.

Esse é o método padrão do Manjaro, você deve instalar os drivers que estão no repositório do Manjaro através do gerenciador de drivers ou com os comandos do mhdw pelo terminal, se instalar qualquer driver do repositório do Manjaro pelo Pamac (seja de forma gráfica ou terminal) ou pelo Pacman, é bem provável que ele não funcione corretamente, já que a configuração correta só é feita com as ferramentas especificas para isso.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Nos acompanhe:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.