Múltiplos monitores

Mesmo antes de utilizar o Manjaro, eu já encontrava usuários com problemas ao utilizar múltiplos monitores (na época eu utilizava o Linux Mint). Por possuir apenas um monitor, eu só podia olhar e imaginar o que de errado acontecia. No início de 2015, eu comecei a utilizar apenas o Manjaro, sem dual boot, e continuava vendo os usuários com problemas. Como ainda só possuía um monitor, continuei no achismo (apenas para mim).

No ano passado, eu fiquei com dois monitores por um curto período de tempo (alguns dias para ser mais exato), e não encontrei nenhuma dificuldade em configurar os monitores. Então imaginei que não deveria ser necessário um artigo sobre isso. Mas no mês passado encontrei um usuário que estava com dificuldade em configurar dois monitores no Manjaro, ele foi ajudado e, após isso, este artigo começou a ser escrito.

A configuração para monitores do KDE, Gnome e Xfce é simples. Mas, mesmo assim, um ou outro usuário pode ter dificuldade nessa configuração. A primeira coisa a se fazer é entrar na configuração de monitores do sistema.

A segunda é verificar qual dos dois monitores está configurado como primário, pois os painéis ficarão no monitor primário.

Se o monitor primário está correto, pule para a próxima parte, se não estiver, altere para o monitor que você deseja e clique em aplicar.

O monitor primário foi definido, mas ele está na posição errada. Para alterar a posição do monitor é muito simples, você só precisa clicar sobre um dos monitores e arrastar para a posição desejada.

Você pode deixar na posição que desejar, até na diagonal.

Se você precisar rotacionar o seu monitor, basta alterar na opção de Orientação/Rotação.

Se você prestou atenção nas imagens, deve ter percebido que o Gnome alterou a numeração dos monitores (apesar do KDE não numerar, o Philips é o número 1). Portanto, não se apegue a esses números, já que você pode ordenar a posição de cada monitor como desejar.

No momento, essas são as informações que irão sanar a maioria das dúvidas na utilização de múltiplos monitores (é o que acreditamos). Caso apareçam outras dúvidas, adicionaremos aqui posteriormente. Apesar de utilizarmos apenas dois monitores, as informações servem para quem utilizar 3, 4 ou mais monitores.



Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Nos acompanhe:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.