Corrigir assinatura desconhecida nos repositórios

Recentemente a equipe do Manjaro atualizou o pacote manjaro-system para corrigir uma vulnerabilidade, e isso envolveu em remover todas as assinaturas presentes no sistema (incluindo a do nosso repositório). Como podem ver abaixo, nós informamos como proceder em nosso Twitter, que redistribuiu a informação para todas as demais redes sociais que possuímos.

Como podem ver, é um comando bem simples, além de seguir os padrões do próprio Manjaro. Mas, devido à remoção da nossa chave por causa da correção do Manjaro, nós recebemos tantos emails, que chegou uma hora que tivemos que parar de responder (ou não faríamos mais nada além disso). Para evitar esse tipo de problema futuramente, nós criamos um hook no pacote que fornece a nossa assinatura.

Esse hook irá adicionar novamente a nossa chave sempre que o pacote manjaro-system for atualizado. Por causa disso, em toda atualização desse pacote, o usuário que utilizar o nosso repositório verá a mensagem “Manjariando GPG keyring” no processo de atualização. Provavelmente algum usuário irá reclamar disso, mas não conseguimos agradar a gregos e troianos. Por possuir apenas uma pessoa compilando os pacotes, esse hook não aumentará em nada no tempo da atualização, mas vai evitar que recebamos alguns emails um tanto malcriados (tem gente que acredita que pode exigir algo pelo nosso trabalho voluntário).

Recado dado e alguns seguidores/leitores perdidos, vamos ao tutorial.

Se você for instalar algum pacote ou atualizar o sistema e encontrar a mensagem de chave de confiança desconhecida, para os pacotes que estão no repositório do Manjaro você deve utilizar o comando abaixo.

sudo pacman-key --populate archlinux manjaro

Se utilizar o Manjaro ARM o comando é esse.

sudo pacman-key --populate archlinux manjaro archlinuxarm manjaro-arm

E para o nosso repositório, o comando é esse.

sudo pacman-key --populate manjariando

Você também pode juntar tudo em um comando só, lembrando que o nosso repositório não possui uma versão para dispositivos ARM, já que não possuímos um dispositivo com essa arquitetura paras os testes. E se o problema de chaves for com os pacotes da AUR, verifique esse artigo.

Tenha em mente que o usuário sempre tem que pesquisar antes de fazer algo. Isso vai poupar muito mais tempo que correr atrás de uma correção que você não faz a minima ideia do que se trata.



Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Nos acompanhe:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.