Status dos espelhos do repositório do blog

Ao baixar qualquer coisa da internet, você sempre quer que seja o mais rápido possível, mas algumas vezes a velocidade da sua conexão parece não importar, o download vai ser super lento. Com os pacotes de um repositório não é diferente, dependendo do espelho (mirror) que você estiver utilizando, além de ser lento, as atualizações podem demorar mais (por causa do espelho não estar sincronizado), e/ou fazer atualizações parciais.

Pensando em ajudar os usuário que utilizam o nosso repositório, nós sempre estamos buscando ferramentas para auxiliar na utilização do repositório do blog. Já criamos uma página para comparar a diferença das versões dos pacotes entre o ramo (branch) stable e testing (aqui). Recentemente nós criamos uma página que mostrará de forma simples o status dos espelhos que o repositório do blog possui, ela possuirá a data de quando as informações foram geradas, além de um cronometro para a próxima verificação.

Possuirá o país e a cidade onde o espelho está presente, o nome (link) da organização que fornece o espelho, o protocolo do espelho (https, http ou ftp), a data e o horário da última sincronização do espelho. Os espelhos que estiverem com a data e as horas na cor verde, significa que estão 100% sincronizados, os que estiverem em vermelho, significa que ele não está foi sincronizado após as últimas alterações no servidor principal.

Na imagem acima todos os espelhos estão 100% sincronizados com o servidor da OSDN, mas logo que enviamos uma atualização para um pacote, é comum que quase todos fiquem mostrando como não sincronizados, já que a maioria só sincroniza depois de 1 hora após a última alteração feita no servidor principal. Na imagem abaixo é mostrado a página gerada logo que enviamos uma atualização para o servidor da OSDN, e outra imagem com a página gerada após algumas horas da última atualização no servidor.

Apesar de não achar necessário o usuário setar um espelho especifico manualmente ou setar apenas o espelho do país em que ele reside, isso fica por conta do usuário, e por causa disso estamos disponibilizando um lugar onde ele possa verificar com mais facilidade essa informações. Para acessar a página de status, clique no link abaixo.

Status dos Espelhos

Servidor da OSDN.

O servidor da OSDN não fica disponível para o usuário, é apenas para a manutenção do repositório. Na verdade, aprendemos isso com o tempo e optamos por remover ele da lista de espelhos que os usuários poderão utilizar (o espelho da Suécia está offline e também não está na lista para os usuários), tínhamos muitas reclamações dos usuário quando enviávamos as atualizações para os pacotes.

Espelhos com delay.

Um dos espelhos dos Estados Unidos (Purdue), do Japão (Iij) e o da Ucrânia (IP Connect) levam mais tempo para sincronizar após uma alteração no servidor principal, normalmente eles levam entre 6 e 8 horas para sincronizar após as alterações.

Espelho da Austrália.

Esse espelho só é sincronizado uma vez por dia, portanto ele não conterá as alterações feitas após a sua sincronização do dia. Pelas nossas observações, ele sincroniza antes da 08:00.

Sugestões.

Não se tem muito o que alterar na página, mas se alguém tiver alguma sugestão, entre em contato conosco.



Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Nos acompanhe:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.