Instalando o LibreOffice

Ao procurar pelo LibreOffice no Pamac, o usuário vai encontrar várias opções, principalmente se estiver com o suporte para Flatpak e Snap habilitado. Então, qual versão instalar?

Bom, ai vai depender de quais são as suas necessidades. Se você é conservador, deve utilizar a versão do ramo estável (libreoffice-still). Agora, se você prefere obter os novos recursos antecipadamente, utilize a versão do ramo recursos (libreoffice-fresh). As versões em Flatpak e Snap seguem o ramo de recursos. Portanto. você utilizará basicamente a mesma versão que a do pacote libreoffice-fresh.

Dependendo das suas necessidades, nenhuma das opções citadas acima servirá, sendo necessária uma versão mais atual que as duas do repositório do Manjaro. Para esses usuários, a versão do ramo de desenvolvimento pode ser a melhor escolha. Na AUR está disponível o pacote que fornece essa versão em desenvolvimento, o libreoffice-dev-bin. Para facilitar para os usuários, nós adicionamos esse pacote em nosso repositório, junto com os pacotes de idiomas e ajuda.

Instalação.

Torne-se um apoiador e ajude manter os projetos do blog.

Modo gráfico: procure libreoffice no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.

Após digitar a sua senha de usuário e confirmar a instalação do pacote, você poderá acompanhar tudo o que está sendo feito no processo de instalação, clicando na seta ao lado do botão Aplicar.

Terminal: utilize um dos comandos abaixo conforme o seu gerenciador de pacotes preferido, digite o numero referente a versão que você deseja utilizar e aperte enter para continuar.

Pamac

pamac install libreoffice

Pacman

sudo pacman -S libreoffice


O LibreOffice pode ser fácil para alguns e complicados para outros. Para tentar dar uma luz para os usuários, nós indicamos alguns vídeos nesse artigo. Caso o usuário não se adapte, existem outras suítes para escritório, o usuário só precisa testar e encontrar a melhor opção para ele.

Apesar de sempre indicarmos a utilização de programas nativos, existem casos que só o Microsoft Office resolve o problema do usuário e, para isso, temos um artigo com o tutorial de instalação. Os pacotes necessários estão em nosso repositório, portanto a instalação será mais fácil.



Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Nos acompanhe:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.