Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
Dec 2, 2020 Dec 2, 2020 2 min de leitura

Adicionar o menu do grub na inicialização

thumbnail for this post

A equipe do Manjaro alterou o comportamento do grub há algum tempo atrás, agora o grub fica escondido por padrão se você não estiver utilizando dual boot, isso é para que o sistema inicie mais rápido para quem utiliza apenas o Manjaro. Vale lembrar que o Manjaro vem pré-instalado em alguns hardwares na Europa, e por serem hardwares muitos recentes, o boot é muito rápido, e manter o menu do grub só aumentaria o tempo para o sistema iniciar.

Se você tem o nosso repositório adicionado ao seu sistema, ao instalar um tema para o grub presente em nosso repositório, a alteração para o grub aparecer ao ligar o seu hardware será feita automaticamente, essa alteração permanece ao remover o tema do grub. Para quem não utiliza nosso repositório e os temas do grub disponibilizados neles, siga as informações abaixo.

Manualmente #

Para que o grub apareça ao ligar o seu hardware, você deve abrir o arquivo /etc/default/grub, alterar a linha que contém GRUB_TIMEOUT_STYLE.

de

GRUB_TIMEOUT_STYLE=hidden

para

GRUB_TIMEOUT_STYLE=menu

Utilize as setas do teclado para navegar no terminal.

sudo nano /etc/default/grub

Para salvar as alterações com o editor de texto Nano, basta utilizar as teclas Crtl + O para gravar as alterações, apertar Enter, e Crtl + X para sair, a primeira combinação de teclas utiliza apenas letras.

Agora atualize as informações do grub com o comando abaixo.

sudo update-grub

Pronto, agora o grub irá aparecer ao iniciar o seu hardware.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus