Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
Sep 14, 2018 Jun 18, 2021 4 min de leitura

Aplicativos Android em seu desktop com o Anbox

thumbnail for this post

Já faz algum tempo que foi adicionado na AUR os pacotes para a instalação do Anbox, como o mesmo ainda não estava funcionando corretamente, esperamos até que tivéssemos certeza que ele estivesse 100% operacional. Para evitar que o Anbox não funcione após uma atualização, ele foi adicionado ao repositório do blog, assim testaremos e só disponibilizaremos uma nova atualização após ter certeza que ele continuará funcionando.

Com o Anbox você terá acesso aos aplicativos do Android em seu sistema, mas sem consumir muito os recursos da sua maquina, como é o caso dos emuladores, proporcionando uma melhor experiencia para usuários e desenvolvedores. Com acesso a Google Play, você pode instalar uma variedade de aplicativos, podendo até rastrear o seu smartphone em caso de perda ou roubo, se você ter feito a configuração no smartphone é claro, dentre outras vantagens.

Para que o Anbox funcione em seu hardware, é necessário que o seu processador possua algumas instruções, sem elas você não conseguirá utilizar o programa. Em uma pesquisa rápida, verificamos que os requisitos não estão presentes em processadores lançados antes de 2010, ao menos na maioria soa processadores que checamos.

Requisitos do processador. #

É necessário suporte para os seguintes instruções: SSE 4.1, SSE 4.2, SSSE 3, você pode conferir se seu processador é suportado com o comando abaixo. Você também pode verificar no site da fabricante se o seu processador possui esses instruções (Intel).

inxi -Ca

Instalação

Ajude o nosso repositório permanecer ativo e dar suporte para mais pacotes/programas, seja um apoiador.

Instalar via Repo blog

Modo gráfico: procure o anbox-git no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.

Marcar e aplicar a instalação.
Confirmação da instalação.
Digitar a senha para a instalação.
Clique na seta ao lado de aplicar para acompanhar a instalação.
Progresso e conclusão da instalação.

Como mostrado na imagem acima, são quase 500 MB o tamanho de todos os pacotes, se sua internet não for muito boa, pode demorar um pouco.

Terminal: utilize um dos comandos abaixo conforme o seu gerenciador de pacotes preferido.


Pamac

pamac install anbox-git

Pamac

pamac build anbox-git anbox-image-gapps

Ao instalar o Anbox através do repositório do blog, você não precisa utilizar nenhum comando, o programa já estará funcionando se o seu hardware possuir os requisitos necessários.

Pós instalação AUR.
Problemas conhecidos. #

Firestarter: necessita de configuração para que o Anbox tenha acesso com a internet.
Kernel Hardened: é possível que você tenha conflitos ao utilizar as configurações do sistema android dentro do Anbox.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Veja também

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus