Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
May 6, 2018 May 6, 2018 3 min de leitura

Aplicativo móvel do blog

thumbnail for this post

Artigo desatualizado

Alguns leitores me pediram através de e-mail, telegram e mensagens privadas, para providenciar um aplicativo móvel para o blog. Como o blog não tem condições de pagar para um desenvolvedor fazer o serviço, primeiramente foi estudado se haveria alguma forma “alternativa”.

Após um período, foi resolvido construir o aplicativo por conta própria, e devido isso, algumas funções estarão indisponíveis até que seja conseguido implementar as mesmas no código do nosso aplicativo.

Veja abaixo algumas imagens das funções presente no aplicativo.

O título da barra será sempre o da página que você está no momento.

Será mostrado na barra a informação “Carregando…” enquanto a página ainda não foi carregada completamente.

Além da informação na barra, teremos a mesma informação de carregamento em uma animação circular no centro do aplicativo (você poderá rolar a página enquanto a animação é mostrada).

Na gaveta de navegação você encontra um botão para a página inicial do blog (para você retornar mais rapidamente), para as redes sociais do blog (será aberto fora do aplicativo do blog, chamando o aplicativo correspondente à rede social).

No final da gaveta de navegação teremos uma sessão de agradecimento, para as pessoas que fez uma contribuição para o aplicativo. Teremos o twitter do(s) desenvolvedor(es) do aplicativo.

Também estará o e-mail do desenvolvedor(es), por enquanto o e-mail não irá abrir nenhum aplicativo de e-mail (é somente visual).

Na parte interior teremos um botão flutuante para o compartilhamento da página onde você se encontra no aplicativo.

Ao clicar em um link direto de alguma postagem do blog em outros aplicativos, será mostrado a opção de abrir com o aplicativo do blog.

É utilizado o ifttt para entregar as novas postagens no grupo e canal do blog no telegram. Foi adicionado suporte para os links providenciados pelo ifttt, se você compartilhar, utilizar ou encontrar links para o blog que não é mostrado a opção de abrir no aplicativo do blog, entre em contato com o blog, ou direto com o desenvolvedor (não esqueça de enviar o link).

Uma das primeiras preocupações era sobre as notificações, porque um aplicativo móvel de um site/blog sem notificação não faz muito sentido.

Como o aplicativo não está na google play, será enviado uma notificação que ao clicar, será aberto um link no navegador para que o leitor sempre utilize a última versão.

Infelizmente os vídeos em tela cheia ainda não está funcionando, outra função que ainda não foi implementado, é que os links que não são do blog, serão abertos no navegador e não no próprio aplicativo.

Estamos trabalhando para as postagens serem traduzidas automaticamente para o idioma do usuário, já conseguimos isso utilizando o google tradutor, mas ao traduzir é adicionado a barra de pesquisa do google e até não achamos uma solução para isso, a tradução automática não será adicionada. Os leitores de outros países terão a opção de tradução padrão do blog, role a página até encontrar o widget do tradutor.

Tradutor.

Tradutor.

Se você encontrar algum erro no aplicativo, entre em contato conosco ou com o desenvolvedor. Será muito apreciado, mais rápido e fácil se for enviado um log contendo o erro.

Para os quem quiser instalar o aplicativo, utilize o link abaixo.

Baixe o aplicativo aqui.

Acompanhe o blog