As novidades no Pamac Dev
Artigo desatualizado
Como muitos já devem ter percebido que eu utilizo e gosto muito da versão KDE do Manjaro, e com isso eu utilizo o Octopi como gerenciador de pacotes. Já tem um bom tempo que venho acompanhando o trabalho da equipe do Manjaro em cima de melhorias no Pamac e de sua versão em QT. A nova versão do pamac-dev vem com a possibilidade de editar os PKGBUILDs dos pacotes da AUR, com essa novidade você não precisará mais de instalar ou ter um helper (trizen, yay, etc) para a AUR instalado no sistema (lembre-se que ele ainda está em desenvolvimento).
Outra novidade é que o Pamac agora tem seus próprios comandos para o gerenciamento dos pacotes pelo terminal. Foi por esse motivo que vocês devem ter visto uma discussão enorme e várias postagens com o titulo parecido com “Manjaro planeja se livrar do pacman”, coisa que não é bem verdade até onde eu sei. Para utilizar essas funções, você terá que utilizar o pacote pamac-dev por enquanto, pois a versão “normal” ainda não as contém.
Para isso é só seguir os passos abaixo.
Instalação
Para requisitar que um pacote/programa entre para o repositório do blog, você deve se tornar um apoiador através do apoia-se, lembre-se de entrar em contato para verificar se o pacote/programa pretendido funciona no Manjaro.
 Manjaro 
Modo gráfico: procure o pamac
no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.
Terminal: utilize um dos comandos abaixo.
pamac install pamac-dev
Após a instalação você já pode utilizar os comandos exibidos na imagem para ir se acostumando, pois em breve ele será o gerenciador padrão do Manjaro. Os comandos do Pacman ainda funcionarão normalmente.
Não se preocupem com os comandos, a próxima postagem do blog será exatamente sobre eles e suas funções.
Infelizmente ainda não está disponível este pacote para o Manjaro 32 bits.
Acompanhe o blog