Comparando as versões dos pacotes do Manjaro e do Archlinux
Artigo desatualizado
O Manjaro é uma distribuição Linux é sempre lembrada como uma maneira fácil de obter uma experiência próxima do Archlinux, e com uma maior estabilidade para usuários que estão iniciando no mundo Linux para quem está vindo de distribuições com outras bases.
Por conta do Manjaro não seguir os padrões utilizados no Archlinux em relação as atualizações de pacotes, vemos muitos ataques querendo dizer que o Manjaro é inseguro (isso é coisa de “fanboy”), uma informação que não é verdadeira.
Para que o usuário possa fazer a comparação por conta própria, resolvemos trazer um programa que faz justamente isso, compara as versões que o Archlinux utiliza no seu ramo estável, com as versões que o Manjaro traz no seu ramo estável.
O pacote que disponibiliza esse programa está disponível no repositório do Manjaro, porém é necessário o usuário editar algumas linhas para que ele funcione corretamente. Para facilitar para os usuários “menos experientes” com o terminal, fizemos um fork e ajustamos as informações corretas, e aproveitamos para traduzir para o português.
Instalação
Para requisitar que um pacote/programa entre para o repositório do blog, você deve se tornar um apoiador através do apoia-se, lembre-se de entrar em contato para verificar se o pacote/programa pretendido funciona no Manjaro.
Modo gráfico: procure e instale um dos pacotes, compare-mirrors-dev ou compare-mirrors-dev-pt-br.
Terminal: use os comandos abaixo conforme o gerenciador de programas utilizado.
Pamac
pamac install compare-mirrors-dev
Português
pamac install compare-mirrors-dev-pt-br
Pacman
sudo pacman -S compare-mirrors-dev
Português
sudo pacman -S compare-mirrors-dev-pt-br
Após instalado, utilize o comando abaixo para baixar o banco de dados das duas distribuições e fazer a comparação.
compare-mirrors -u
Você pode ver os demais comandos do programa trocando o -u pelo -h.
compare-mirrors -h
Nós estaremos atualizando o pacote conforme for necessário, mas você pode ajustar os espelhos manualmente se acaso precisar ou preferir. Veja abaixo como fazer o procedimento.
Copie o arquivo de configuração (sem sudo).
mkdir -p ~/.config/compare-mirrors
cp /usr/share/compare-mirrors/compare-mirrors.yaml ~/.config/compare-mirrors
Alterando o espelho do Manjaro.
Entre na página repo.manjaro.org onde contém o status dos espelhos do Manjaro, nessa página você pode encontrar o espelho mais atualizado e também um mais próximo de você.
Alterando o espelho do Archlinux.
Entre na página mirrorlist e marque a opção de status antes de gerar sua lista, você também tem a opção de escolher o país, entre as demais opções.
Adicionando os espelhos na configuração.
Abra o arquivo através do comando abaixo (troque nano pelo seu editor de texto).
nano ~/.config/compare-mirrors/compare-mirrors.yaml
Após salvar e fechar o arquivo, atualize o banco de dados do programa com o banco de dados dos repositórios do Manjaro e do Archlinux.
compare-mirrors -u
Após atualizar o banco de dados, será apresentado o resultado. Lembrando que a primeira coluna é dos pacotes do Manjaro.
Após você fazer o comparativo, verá que não existe essa “insegurança” devido aos pacotes “desatualizados” que alguns utilizam como argumento, é mais algum usuário que não gosta do Manjaro pelos seus motivos (que para ele não deve ser vantajoso comentar), ou algum usuário que acaba seguindo a opinião de terceiros sem conferir a mesma.
Quando há necessidade de atualização devido o quesito segurança, a equipe do Manjaro aplica as correções nos pacotes o mais rápido possível (em alguns casos, reconstruindo os pacotes).
Esperamos que agora você possa tirar a sua própria opinião sobre o assunto, assim conseguirá diferenciar as pessoas que realmente está passando informação, daquelas que quer que você compre as “opiniões” dela.
Acompanhe o blog