Flávio Costa
Flávio Costa
Não menospreze o dever que a consciência te impõe
Jul 31, 2019 Jul 31, 2019 3 min de leitura

Gerenciador para Flatpak e Snap

thumbnail for this post

Artigo desatualizado

Recentemente em seu twitter, o Manjaro informou sobre uma nova ferramenta para o gerenciamento de Flatpak e Snap. Esse programa é o fpakman, com ele você poderá instalar/desinstalar qualquer programa que estejam disponíveis nesses métodos de empacotamento.

Note que este programa será apenas para o gerenciamento de Flatpaks e Snaps até o momento, mas não espere que o Manjaro tenha um único gerenciador para todos os métodos de empacotamentos, já que os usuários “veteranos” estão satisfeitos com o método tradicional utilizado na distribuição.

Muitos acreditam que irá mais atrapalhar que beneficiar ao colocar tudo no mesmo gerenciador, e se olhar o Discover, veja a confusão que fica, você encontra até 3 versões do mesmo programa (claro, um de cada método de empacotamento), isso se torna confuso para o usuário, além dele achar muito desorganizado.

No momento, ao clicar pela primeira vez, ele será minimizado para a área de notificação (sem abrir a interface). Esse comportamento pode confundir muitos usuários, levando ao pensamento que ocorreu algum erro com o programa.

Área de notificação.

Área de notificação.

Isso já está sendo trabalhado, e em breve o programa terá o comportamento “padrão” dos demais programas. Para encontrar um programa, basta pesquisar o nome ou algo relacionado ao programa desejado.

Um detalhe importante nessa versão inicial, o programa não é iniciado junto com o sistema, sendo necessário você adicionar manualmente nas configurações de inicialização.

O nome do programa foi alterado para bauh, as funções continuam as mesmas.**

Instalação

Ajude o nosso repositório permanecer ativo e dar suporte para mais pacotes/programas, seja um apoiador.

Instalar via Repo

Modo gráfico: procure o bauh no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.

Terminal: utilize um dos comandos abaixo conforme o seu gerenciador de pacotes preferido.


Pamac

pamac install bauh

Pacman

sudo pacman -S bauh

Pamac

pamac build bauh-staging

Agora você já poderá utilizar o programa.

Ao ser notificado sobre uma atualização, clique no ícone na área de notificação para abrir o programa. Após aberto, ele mostrará os programas/pacotes que contém atualizações disponíveis, para atualizar, basta clicar no ícone de atualização ao lado de “sincronização”.

Atualizando pacotes.

Atualizando pacotes.

Na imagem acima estamos atualizando dois pacotes Flatpaks, para ignorar uma atualização, é só clicar na bolinha verde para desmarcar a mesma. Uma informação que gostamos bastante, é que além de ser informado o provedor do pacote (Flatpak ou Snap) através de ícone, após instalado você pode obter mais informações, histórico, desinstalar e fazer downgrade facilmente.

Lembrando que o programa pode mudar os métodos citados acima, já que o mesmo está em seu processo inicial de implementação.

Para esclarecer, o Manjaro já tem suporte nativo aos Flatpaks faz tempo, ele ainda não tinha para os Snaps. Isso foi mudado na última atualização, nela foi feito a implementação aos Snaps, esse programa só é uma forma de gerenciar graficamente os programas Flatpaks e Snaps, não é ele que está implementando o suporte para esses métodos de empacotamentos.

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus