Melhorias no Pamac Qt
Artigo desatualizado
Recentemente resolvi testar a versão mais do Pamac Qt, e para isso tive que construir a partir da fonte já que ainda não estava disponivel nem no repositório de testes.
Ao construir descobri que já dividiram o pacote Pamac Gtk em outros 4 pacotes, pamac-common, pamac-cli, pamac-gtk e pamac-tray-appindicator, para não ser necessário ter instalado a versão gtk quando implementarem o Pamac Qt aos sistemas apropriados.
Uma diferença que eu gostei muito, foi deixar o acesso para o painel lateral após clicar sobre um pacote/programa assim que é aberto o Pamac Qt, onde contem as Categorias, os Grupos, os Repositórios, os pacotes Instalados e Pendentes, e também o acesso para verificar as atualizações.
As configurações são as mesmas do Pamac Gtk, que no momento ainda não estão 100% funcionais, algumas alterações não permanecem após sair, em alguns momentos o Pamac Qt fecha inesperadamente, mas são comuns esses erros na fase de testes dos programas.
Se comparar com algumas versões anteriores, esse está muito melhor, já que em uma das versões anteriores o programa travava o sistema, essa apenas tem alguns fechamentos repentinos, mas nada que atrapalhe muito.
Acredito que vai demorar para que o Pamac Qt seja adicionado por padrão nos sistemas apropriados, já que até o momento, apenas uma pessoa está trabalhando nele. Estou muito animado com essa versão Qt do Pamac, pois ajudará muitas pessoas que estão iniciando no Manjaro e acabam encontrando dificuldades com o Octopi no KDE.
Se você quiser testar essas novas alterações, mude para o ramo de testes, ela já está disponível lá desde o dia 13 desse mês. Lembre-se que é um programa que está em fase de testes, como mencionei acima, você pode encontrar alguns problemas ao utilizar.
Se você está começando no Manjaro agora e está utilizando o KDE, leia esse artigo para saber como utilizar o Pamac Gtk no lugar do Octopi. Acredite, sua experiencia será outra ao utilizar o Pamac, principalmente ao instalar pacotes que estão na AUR.
Se você está vindo de uma distribuição da base Deb como o Debian, Ubuntu ou Mint, você se familiariza melhor ao utilizar os comandos do Pamac e não os comandos do Pacman. Leia esse artigo sobre os comandos do Pamac, muitas pessoas utilizam o Pamac mas desconhecem dos seus comando para o terminal.
Acompanhe o blog