Flávio Costa
Flávio Costa
Não menospreze o dever que a consciência te impõe
mai. 23, 2019 May 23, 2019 2 min de leitura

Mudanças no Oh My Zsh do repositório do blog

thumbnail for this post

Artigo desatualizado

Depois que resolvemos automatizar o processo de instalação dos pacotes dos repositórios do blog, nos deparamos com um obstáculo na automação de pacotes que precisam de pastas ou arquivos na home do usuário durante o processo de instalação.

Recentemente aprendemos como fazer esse procedimento durante a instalação, e após algumas tentativas e muita leitura, conseguimos trazer esse processo para a instalação do Oh My Zsh.

E estamos implementando esse processo no pacote que disponibilizamos em nosso repositório, em breve estaremos adicionando em nosso repositório alguns temas para o Oh My Zsh, sendo eles automatizados também.

Lembrando que se você fizer a instalação através da AUR, deverá seguir o tutorial desta pagina aqui.

Instalação

Para requisitar que um pacote/programa entre para o repositório do blog, você deve se tornar um apoiador através do apoia-se, lembre-se de entrar em contato para verificar se o pacote/programa pretendido funciona no Manjaro.

Modo gráfico: procure o oh-my-zsh-git no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.

Terminal: utilize um dos comandos abaixo conforme sua preferência.

Pamac

pamac build oh-my-zsh-git

Não é necessário fazer nenhuma alteração manual ao instalar o pacote, todo o processo já foi feito durante o processo de instalação.

Agora é só reiniciar o sistema para que seja aplicada as configurações.

O que é feito durante a instalação? #

Para que o usuário não precise utilizar comandos após instalar o Oh My Zsh, nosso pacote irá copiar para a home do usuário o arquivo zshrc presente na pasta /usr/share/oh-my-zsh, removendo esse comando da pós instalação.

Além disso é necessário trocar o shell padrão do bash para o zsh, esse é outro comando que nosso pacote faz durante o processo de instalação, fazendo com que o usuário só precise reiniciar o sistema para que a configuração entre em vigor.

Veja os comandos utilizados durante a instalação no nosso outro artigo sobre o Oh My Zsh, aqui.

Nota. #

Devido a equipe do Manjaro tornar o zsh o shell padrão apenas no Gnome, e continuar com o bash como o shell padrão do KDE e XFCE, retiramos a automação que definia o bash como shell padrão ao desinstalar o pacote do nosso repositório, se você desejar utilizar o bash como shell padrão, utilize os comandos com usermod ou sed.


sudo usermod -s /usr/bin/bash $USER
sudo usermod -s /bin/bash root

sudo sed -i 's/zsh/bash/' /etc/passwd

Se você encontrar algum problema ao utilizar o pacote, entre em contato conosco para que averiguamos a situação.

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus