André Tinoco
André Tinoco
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
abr. 10, 2018 Jan 09, 2021 2 min de leitura

O poderoso Pamac no Manjaro KDE

thumbnail for this post

Artigo desatualizado

O Manjaro KDE é minha distribuição padrão no laptop, sempre faço uma instalação limpa com o Manjaro KDE, não colocando muitos programas “diferentes”, isto é, programas que não sejam do KDE.

Mas tem aqueles que você acha que tem um melhor afinidade com o sistema ou com você mesmo.

O Pamac é um desses programas, feito em gtk e escrito principalmente para o Manjaro Xfce, tem sido minha escolha como gerenciador de pacotes e para atualizar o sistema!

Pamac.

Pamac.

O Pamac foi reescrito pelo pessoal que cuida dele e ele está muito mais poderoso (visualmente falando) do que o Octopi, e muito mais fácil de usar!

O Octopi sempre me deixou com aquele gosto de gerenciador de pacotes tipo Synaptic, nada contra o Octopi, mas para um leigo não é fácil de usar!

Octopi.

Octopi.

Poderíamos dizer que o Manjaro ficou mais completo com o Pamac como está agora, ele tornou-se (quase) uma loja de aplicativos do mundo Manjaro! Sei que pode ser uma coisa sem significância para muitos usuários avançados do Manjaro, mas para o pessoal leigo e novo nesse mundo Linux, ajuda muito!

Vamos instalar!? Mas como vamos alterar um pouco sistema de atualização no Manjaro KDE, devemos desinstalar o programa Octopi, nada que não possa ser revertido, mas fica o aviso!

Eu prefiro usar o terminal (mas vou manter o método de instalação padrão do blog), o terminal no Linux é um verdadeiro coringa! Dá para fazer tudo e é muito flexível!

Instalação

Para requisitar que um pacote/programa entre para o repositório do blog, você deve se tornar um apoiador através do apoia-se, lembre-se de entrar em contato para verificar se o pacote/programa pretendido funciona no Manjaro.

Modo gráfico: procure pamac-tray-icon-plasma no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.

Terminal: utilize um dos comandos abaixo conforme sua preferência.

Pacman

sudo pacman -S pamac-tray-icon-plasma

Removendo o Octopi.

sudo pacman -R octopi octopi-notifier-frameworks

Tudo certo, agora você deve fazer um logoff e um novo logon no sistema, ou um reboot, como você quiser!

No final, você terá o Pamac como o novo gerenciador de programas do seu Manjaro KDE!

Obs: Para reinstalar o Octopi, inverta o comandos onde for para desinstalar  Octopi, troque o -R por -S e onde for para instalar o pamac, troque o -S por -R!

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus