Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
nov. 27, 2019 Nov 27, 2019 3 min de leitura

Teste de novos mirrors para nossos repositórios

thumbnail for this post

Artigo desatualizado

Nós aqui do blog sempre pensamos em como melhorar um pouco mais esse simples “serviço” que resolvemos disponibilizar, algum tempo atrás conseguimos fazer o que já estávamos tentando por alguns meses, mas devido ao hardware que utilizávamos não aguentar fazer alguns procedimentos, nós tivemos que adiar.

Recentemente acabamos encontramos um serviço que poderíamos utilizar, e além disso, ele não força o hardware como os demais métodos que testamos anteriormente.

Para aqueles que ainda não sabem, o nosso repositório é hospedado no Gitlab, e por mais que ele faz um bom trabalho para manter os servidores sempre online, pode acontecer algo que faça o sistema cair.

Pensando nisso, começamos procurar por mais um local que fosse gratuito para gerar um mirror, e encontramos o SourceForge para fazer esse procedimento.

Lista de alguns mirrors disponíveis. #
País Cidade
Brasil Curitiba, Passo Fundo
Estados Unidos Chicago, Las Vegas
Canadá Montreal
França Páris
Alemanha Cologne
Kenia Kenia
Japão Nomi
Taiwan Taipei
Reino Unido Reino Unido

As regiões citadas acima são alguns dos mirrors disponíveis no momento, elas podem ser alteradas com o passar do tempo, e algumas podem ser removidas e outras adicionadas.

No momento temos um total de 19 mirros para que o usuário escolha o melhor para a sua região.

Uma outra novidade é na unificação da maioria dos repositórios, assim evitando que os usuários fiquem sem utilizar alguns de nossos pacotes por não instalarem o pacote que era necessário para a utilização de determinado repositório.

Nesse teste teremos apenas 3 repositórios que serão adicionados por padrão, são eles:

  • manjariando: o repositório que conterá os programas disponibilizados pelo blog.
  • manjariando-deps: o repositório destinado para as dependências dos programas disponibilizados pelo blog.
  • manjariando-testing: o repositório destinado para programas que ainda não foi testado por nós ou por alguém que temos contato.

No momento os mirrors do SourceForge ainda estão em testes, então decidimos disponibilizar essa opção em um pacote separado para aqueles que queiram testar e ajudar no feedback sobre o seu funcionamento.

Para que você possa utilizar os novos mirrors, sincronize a base de dados e instale o pacote abaixo.

Instalação

Para requisitar que um pacote/programa entre para o repositório do blog, você deve se tornar um apoiador através do apoia-se, lembre-se de entrar em contato para verificar se o pacote/programa pretendido funciona no Manjaro.

Modo gráfico: procure o manjariando-mirrorlist no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.

Terminal: utilize um dos comandos abaixo conforme sua preferência.

Pamac

pamac install manjariando-mirrorlist

Pacman

sudo pacman -S manjariando-mirrorlist

Agora ao instalar um pacote dos nossos repositórios, ele poderá ser baixado de locais diferentes, se por acaso um dos servidores saírem do ar, ainda teremos os demais, evitando que o usuário fique sem poder instalar os programas desejados.

Configuração. #

No momento ainda não teremos a classificação dos melhores mirros de forma automática, igual é feito no Manjaro através pacman-mirrors, mas já estamos trabalhando nessa adição.

Por enquanto você terá que alterar manualmente o mirror que seja melhor para você, para fazer isso, abra o arquivo mencionado abaixo e deixe em primeiro o melhor mirror para você.

sudo nano /etc/pacman.d/manjariando-mirrorlist

Se os feedbacks forem positivos assim como nossos testes, adicionaremos esse método como o padrão para os nossos repositórios.

Esperamos que os usuários nos informe sobre sua utilização e experiência com os novos mirrors e sobre a unificação dos repositórios, só assim saberemos se estamos no caminho certo.

Que essa adição facilite e ajude você que confia e utiliza os nossos repositórios, estamos sempre buscando as melhorias que estão ao nosso alcance.

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus