Manjariando
Manjariando
Compartilhando a simplicidade do Manjaro.
abr. 14, 2022 Apr 14, 2022 3 min de leitura

Atualização Estável ARM 2022 04 13

thumbnail for this post

A versão 22.04 acaba de chegar para o Manjaro ARM, e com ela o suporte para o Quartz64 Model B. Além desse novo suporte, o Plasma, Gnome e o LibreOffice foram atualizados.

Principais Updates #
  • Os kernels foram atualizados.
  • Firefox atualizado para 99.0.
  • Gnome atualizado para 41.5.
  • Plasma atualizado para 5.24.4.
  • Thunderbird atualizado para 91.8.0.
  • LibreOffice atualizado para 7.3.2.
  • Mesa atualizado para 22.0.1.
  • Amazfish atualizado para 2.0.5.
  • Electron foi atualizado para 18.0.0.
  • E atualizações regulares de upstream.
Problemas conhecidos #

Aviso

O contêiner Waydroid não pode acessar a Internet

Causa: novo problema de configuração padrão do waydroid, rastreado aqui.

Solução de curto prazo:

1º- crie /etc/nftables.d/waydroid.nft com o seguinte conteúdo:

#!/usr/sbin/nft -f
table inet filter {
    chain input {
        iifname "waydroid0" accept comment "Allow incoming network traffic from WayDroid"
    }
    chain forward {
        iifname "waydroid0" accept comment "Allow outgoing network traffic from WayDroid"
        ct state {established, related} counter accept comment "accept established connections"
    }
}

2º- sempre que você iniciar o waydroid, execute o seguinte após o início:

echo "ip route add default via 192.168.250.1" |sudo waydroid shell
Atualizando o sistema #

Antes de utilizar o Pamac na sua forma gráfica ou pelo terminal, o correto a se fazer é classificar os espelhos e só depois atualizar o sistema, você pode conferir o nosso artigo explicando como se fazer isso.

Após classificar os espelhos, você pode atualizar o seu sistema através da interface gráfica do Pamac, mas recomendamos a utilização do terminal. Outra recomendação nossa é, atualize primeiro somente os pacotes dos repositório (se você utiliza o repositório do blog, lembre-se de aguardar ao menos 24 horas), e só depois atualize os pacotes provenientes da AUR.

Comando para atualizar somente os pacotes presentes em repositórios, os pacotes da AUR não serão atualizados.

pamac update --force-refresh --no-aur

Seguindo as informações acima, provavelmente você não terá maiores problemas. Verifique as informações do progresso da atualização, muitos usuários atualizam o sistema e não olham se existem mensagens de erros.

Problemas com pacotes da AUR #

Após uma atualização do Manjaro, é comum que alguns pacotes instalados da AUR parem de funcionar. Normalmente isso acontece com pacote realmente compilados (aqueles que demoram mais tempo e fica passando muitas letrinhas sobre o que está sendo feito), e para corrigir, você precisará recompilar o pacote do próprio programa ou de alguma dependência que ele precise (que também foi instalada da AUR).

Nós fazemos esse processo de re-compilar nos pacotes do nosso repositório, e por isso que recomendamos que o usuário aguarde ao menos 24 horas. Assim ele atualizará o sistema e os pacotes que disponibilizamos e não encontrará problemas, se for ansioso, atualizará o sistema antes e terá problemas com os pacotes do nosso repositório, mas isso será por causa da ansiedade dele, já que as nossas atualizações provavelmente ainda não estavam disponíveis.

Ainda não consigo atualizar #

Se você seguiu as informações e ainda não consegue atualizar o sistema, tenha certeza que verificou as informações dos problemas antigos. Você pode entrar em nosso grupo no telegram para que possamos lhe ajudar com o problema, mas verifique se as informações não estão listadas nos problemas antigos.


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Acompanhe o blog

comments powered by Disqus