Atualização Estável ARM 2023 09 10
Após dois meses, foi liberado mais uma atualização para o Manjaro ARM. Assim como informado na nota da atualização para desktop, pacotes instalados atraves da AUR, obrigatóriamente terão que ser reconstruidos. Então reconstua os pacotes de lá, antes de fazer qualquer procedimento encontrado na internet.
Por causa de alguns problemas pessoais e uma gripe das brabas, o nosso repositório não foi liberado ao publico como informado na última tradução da nota da atualização para desktop. Mas nessa semana ele já estará disponivel, com algumas alterações como citado antes, mas voltará para facilitar para os nossos apoiadores e leitores. O artigo do repositório será repostado, com as novas informações e procedimentos, então fique ligado nas notificações do blog.
Antes de liberar qualquer imagem para um dispositivo ARM ela precisa ser testada no próprio dispositivo. Você pode encontrar versões de desenvolvimento não testadas no github.
Principais Updates #
- A maioria dos Kernels forão atualizados.
- ICU foi atualizado.
- fizemos algumas reconstruções conforme necessário. Deixe-nos saber se ainda perdemos algum. Verifique com
dependency-checker
.
- fizemos algumas reconstruções conforme necessário. Deixe-nos saber se ainda perdemos algum. Verifique com
- Systemd foi atualizado para 254.
- Removemos todos os pacotes Qt5-ES.
- Pamac foi atualizado para
10.6.0
e11.6.0
. Agora estamos usando libpamac11.6.0
. - Phosh e Phoc foram atualizados para
0.30.0
. - Mesa está agora em 23.1.4.
- KDE Gear foi atualizado para 23.04.3, Plasma está em 5.27.7, Frameworks em 5.108.0.
- O Firefox foi atualizado para 116.0.1 e o Thunderbird está em 115.1.0.
- LibreOffice atualizado para 7.5.5.
- Pipewire está em 0.3.76.
- As atualizações usuais do KDE-git que mudaram para o Qt6.
Problemas conhecidos #
Atualizando o sistema #
Antes de utilizar o Pamac na sua forma gráfica ou pelo terminal, o correto a se fazer é classificar os espelhos e só depois atualizar o sistema, você pode conferir o nosso artigo explicando como se fazer isso.
Após classificar os espelhos, você pode atualizar o seu sistema através da interface gráfica do Pamac, mas recomendamos a utilização do terminal. Outra recomendação nossa é, atualize primeiro somente os pacotes dos repositório (se você utiliza o repositório do blog, lembre-se de aguardar ao menos 24 horas), e só depois atualize os pacotes provenientes da AUR.
Comando para atualizar somente os pacotes presentes em repositórios, os pacotes da AUR não serão atualizados.
pamac update --force-refresh --no-aur
Seguindo as informações acima, provavelmente você não terá maiores problemas. Verifique as informações do progresso da atualização, muitos usuários atualizam o sistema e não olham se existem mensagens de erros.
Problemas com pacotes da AUR #
Após uma atualização do Manjaro, é comum que alguns pacotes instalados da AUR parem de funcionar. Normalmente isso acontece com pacote realmente compilados (aqueles que demoram mais tempo e fica passando muitas letrinhas sobre o que está sendo feito), e para corrigir, você precisará recompilar o pacote do próprio programa ou de alguma dependência que ele precise (que também foi instalada da AUR).
Nós fazemos esse processo de re-compilar nos pacotes do nosso repositório, e por isso que recomendamos que o usuário aguarde ao menos 24 horas. Assim ele atualizará o sistema e os pacotes que disponibilizamos e não encontrará problemas, se for ansioso, atualizará o sistema antes e terá problemas com os pacotes do nosso repositório, mas isso será por causa da ansiedade dele, já que as nossas atualizações provavelmente ainda não estavam disponíveis.
Ainda não consigo atualizar #
Se você seguiu as informações e ainda não consegue atualizar o sistema, tenha certeza que verificou as informações dos problemas antigos. Você pode entrar em nosso grupo no telegram para que possamos lhe ajudar com o problema, mas verifique se as informações não estão listadas nos problemas antigos.
Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.
Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.
Acompanhe o blog