Atualização Estável 2021 07 13
Mais uma atualização para o ramo estável foi liberada, e como vocês costumam dizer, essa é “grandinha, gigante, enorme, bitela”. Essa atualização é maior pelo fato de ter acontecido 3 atualizações no ramo testing antes dos pacotes serem liberados para o ramo estável, corrigindo alguns problemas informados pelos usuários que utilizam o ramo testing.
Abaixo nós deixaremos as informações básicas sobre o que foi atualizado, sobre os erros conhecidos (pode ser alterado com o passar do dia), e a forma de como atualizar o sistema (seguindo as informações do fórum). Se você utiliza o repositório do blog, pedimos que aguardem ao menos 24 horas para atualizar o sistema, esse tempo garante que as atualizações dos nossos pacotes já estejam nos servidores.
Principais Updates #
- A maioria de nossos Kernels foram atualizados
- Mesa está agora em 21.1.4
- Com o driver Beta da Nvidia mais recente , os problemas com DisplayPort foram corrigidos: 470.42.01
- O KDE Framework foi atualizado para 5.84.0
- O KDE Gear está agora em 21.04.3
- O KDE Plasma foi atualizado para 5.22.3
- O Gnome foi atualizado para 40.3
- O Wine está agora às 6.12
- O ZFS foi atualizado para 2.1.0
- O Pipewire foi atualizado para 0.3.31
- O Firefox está em 89.0.2
- Atualizamos Cutefish para 0.3 e fornecer um novo meio de instalação para experimentá-lo
- Atualizamos o Pamac para funcionar com o Pacman 6.0
- ALSA obteve as atualizações necessárias para funcionar melhor com o Pipewire
- LibreOffice está agora em 7.1.4
- Alguns dos navegadores foram atualizados
- Cinnamon foi atualizado para 5.0
- Deepin recebeu algumas novas atualizações
- Mais atualizações do KDE-Git e Deepin
- Outras atualizações regulares de upstream, incluindo python e haskell
Essa foi a lista dos pacotes que o pessoal mais aguarda as informações, se você deseja ver a lista completa, clique aqui.
Kernels Suportados pelo Manjaro #
- linux44 4.4.275
- linux49 4.9.275
- linux414 4.14.239
- linux419 4.19.197
- linux54 5.4.131
- linux510 5.10.49
- linux512 5.12.16
- linux513 5.13.1
- linux514 5.14-rc1
- linux510-rt 5.10.35_rt39
- linux511-rt 5.11.4_rt11
Problemas conhecidos #
Você pode ser bloqueado ao atualizar utilizando o Pacman devido a alguns pacotes libcanberra. É recomendado usar o Pamac para fazer a atualização, normalmente ele corrige esses problemas automaticamente. Abaixo terá mais informações de como proceder.
Pacotes Compiz como compiz-easy-patch foram retirados de nossos repositórios. Devido à atualização do protobuf, você pode precisar reconstruir esse pacote localmente no seu final. Compiz-easy-patch removido dos repositórios.
Se você encontrar qualquer outro problema, verifique na sessão de problemas antigos clicando aqui.
Atualizando o sistema #
Antes de utilizar o Pamac na sua forma gráfica ou pelo terminal, o correto a se fazer é classificar os espelhos e só depois atualizar o sistema, você pode conferir o nosso artigo explicando como se fazer isso.
Após classificar os espelhos, você pode atualizar o seu sistema através da interface gráfica do Pamac, mas recomendamos a utilização do terminal (já que o próprio Pamac será atualizado). Outra recomendação nossa é, atualize primeiro somente os pacotes dos repositório (se você utiliza o repositório do blog, lembre-se de aguardar ao menos 24 horas), e só depois atualize os pacotes provenientes da AUR.
Comando para atualizar somente os pacotes presentes em repositórios, os pacotes da AUR não serão atualizados.
pamac update --force-refresh --no-aur
Se você encontrar o problema mencionado com os pacotes libcanberra, utilize o comando abaixo para remove-los e tente o comando acima novamente.
pamac remove lib32-libcanberra-pulse lib32-libcanberra-gstreamer libcanberra-pulse libcanberra-gstreamer
Seguindo as informações acima, provavelmente você não terá maiores problemas. Verifique as informações do progresso da atualização, muitos usuários atualizam o sistema e não olham se existem mensagens de erros, ai eles reiniciam o sistema e shabum!!!
Quando acontece do sistema não iniciar, a maioria corre para um fórum para criar um tópico com o titulo “O Manjaro quebrou após a atualização”, ou, “O Manjaro quebrou do nada”. Existem as exceções, mas normalmente é de usuário que utiliza uma distribuição Rolling Release e não checa as informações antes, durante ou depois do processo de atualização.
Problemas com pacotes da AUR #
Após uma atualização do Manjaro, é comum que alguns pacotes instalados da AUR parem de funcionar. Normalmente isso acontece com pacote realmente compilados (aqueles que demoram mais tempo e fica passando muitas letrinhas sobre o que está sendo feito), e para corrigir, você precisará recompilar o pacote do próprio programa ou de alguma dependência que ele precise que também foi instalada da AUR.
Nós fazemos esse processo de re-compilar nos pacotes do nosso repositório, e por isso que recomendamos que o usuário aguarde ao menos 24 horas. Assim ele atualizará o sistema e os pacotes que disponibilizamos e não encontrará problemas, se for ansioso, atualizará o sistema antes e terá problemas com os pacotes do nosso repositório, mas isso será por causa da ansiedade dele, já que as nossas atualizações provavelmente ainda não estavam disponíveis.
Ainda não consigo atualizar #
Se você seguiu as informações e ainda não consegue atualizar o sistema, tenha certeza que verificou as informações dos problemas antigos. Você pode entrar em nosso grupo no telegram para que possamos lhe ajudar com o problema, mas verifique se as informações não estão listadas nos problemas antigos.
Confira se o seu problema não foi adicionado ao artigo posteriormente, nós estaremos editando o artigo conforme as informações vão aparecendo no fórum (clique aqui e confira o tópico no fórum). Não cole o erro nos comentários, além de normalmente não conter informações importantes, só demostra o quanto você é preguiçoso (e o comentário será apagado).
Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por favor, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.
Por favor, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste blog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.
Acompanhe o blog